Fórum de mulheres realiza debate "Violência contra a mulher, racismo e feminicídio"

ImprimirImprimir

Encerrando as atividades relativas ao Dia Internacional da Mulher, o Fórum de Mulheres em Luta da UFPB realizará na quarta próxima (28), às 8h30, no auditório 411 do CCHLA, Campus I, a mesa-temática Violência contra a mulher, racismo e feminicídio. O evento é aberto a comunidade acadêmica e público em geral, e terá certificado de participação de quatro horas.

 

O debate será mediado pela integrante do Fórum de Mulheres, a bibliotecária Lourdes Teixeira. Ela explica que discutir o feminicídio sob o recorte de raça é necessário, uma vez que a violência doméstica atinge, principalmente, as mulheres negras. “O Mapa da Violência 2015 mostra que a violência entre as mulheres brancas diminuiu, mas aumentou contra as mulheres negras”, afirmou.

 

A expectativa é de participação de cerca de cem pessoas. “O Fórum levanta a bandeira pela vida das mulheres e o olhar sobre a mulher negra, em um estado como a Paraíba, que é o segundo que mais mata no Nordeste, é essencial”, reflete Lourdes Teixeira.

 

Para participar da atividade, é necessário realizar inscrição via Sigaa. As pessoas vinculadas à UFPB devem acessar o endereço com seu login do Sigaa. Para quem não é vinculado, é necessário preencher cadastro no Sigaa e fazer a inscrição normalmente.

 

 

Programação

 

8h30  - Abertura

 

Performance "A Cruz da Negrinha", com Dhyan Urshita

 

9h - Mesa-temática

Debatedoras:

Clareana Cendy Borba de Lucena (Fórum Paraibano pela Igualdade Racial)

Helma Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB)

Mediação:

Lourdes Teixeira (Fórum de Mulheres em Luta da UFPB)

 

 

Fonte: 
ACS | Lis Lemos
Compartilhar: