Prazo para submissões de resumos ao XIX Encontro Nacional de Geógrafos termina em 8 de abril

Neste ano, o XIX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) será realizado em João Pessoa, de 1° a 7 de julho, no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o tema “Pensar e Fazer a Geografia Brasileira no Século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial”.

O envio de resumos de trabalhos científicos e de propostas de oficinas e minicursos encerram-se no próximo domingo, 8 de abril. Já as propostas para Trabalhos de Campo (TCs), Grupos de Trabalho (GTs) e de atividades para o Espaço de Socialização Coletiva (ESC) podem ser encaminhadas até 1° de junho.

O ENG, que ocorre a cada dois anos em uma universidade pública, é organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e já teve uma primeira parceria com a UFPB, em 2002. Durante plenária no encontro de 2016, em São Luís, a capital paraibana foi escolhida novamente para abrigar o evento.

O credenciamento e a abertura do ENG 2018 - que terá apresentação cultural, solenidade e conferência - serão efetuados no dia 1° de julho, a partir das 15h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, bairro de Tambauzinho. Todas as demais atividades ocorrerão na UFPB.

“A ideia de utilizar o espaço público para o encontro reforça o papel e a importância da universidade no diálogo com a comunidade científica e também com a sociedade. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB tem muita importância no contexto da geografia brasileira”, disse o presidente da AGB, professor José Gilberto de Souza (Unesp/Rio Claro), por ocasião de sua visita ao gabinete da reitora Margareth Diniz, no começo de março. A reunião foi acompanhada pela professora da UFPB Maria Creuza de Araújo Borges (à esq.).

De acordo com Souza, são esperados perto de 3 mil acadêmicos e profissionais para a edição de 2018 do ENG, cuja programação inclui 16 mesas redondas, minicursos, oficinas, Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs) e atividades de campo, que professores da UFPB vão coordenar.

Para o evento, foram definidos eixos temáticos, como concepções que nortearão as discussões nas atividades acadêmico-científicas e dos ESCs. São eles, A Geografia toma partido: impactos das Reformas Educacionais e a criminalização da prática docente; Raça e Geografia: opressões e resistência; Gênero e Geografia: lutas, conquistas e reflexões; Estado, Capital e Poder: o Brasil e a América Latina no contexto da nova geopolítica mundial; Pensamento Geográfico: reflexões e construções de geografias; A Região do Semiárido e o Reconhecimento da Caatinga como Bioma Brasileiro: especificidades regionais, territorialidades e políticas públicas; A Questão Agrária e os Conflitos decorrentes dos Projetos de Desenvolvimento; Lutas, Movimentos Sociais e Geografia: reflexões, resistências e novos desafios; Os Conflitos Socioespacias em Curso: urbanização e contradições do espaço; Geografia da Saúde; e Cartografia.

A programação será desenvolvida conforme o esquema abaixo:

1°/7

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Credenciamento

Min-ofic-ESC

TC

EDPs

Encerramento / Assembleia Geral da AGB

Credenciamento

TC / Pós TC

GTs

Fórum de GTs

Ass. SLs

Plenária Política

Intervenção

Debate de Chapas

(GTs - Grupos de Trabalho / EDPs - Espaços de Diálogos e Práticas/ Min-ofic-ESC- Minicursos, Oficinas e Espaços de Socialização de Coletivos / TC - Trabalho de Campo / Ass. SLs - Assembleias das Seções Locais)

Para inscrições e informações, acesse o site do ENG 2018.

ACS | Rita Ferreira