Congresso Brasileiro de Automática recebe trabalhos até 15 de abril

ImprimirImprimir

Segue aberto, até 15 de abril, o período de inscrições de artigos e de propostas de minicursos para o 22º Congresso Brasileiro de Automática (CBA), que ocorrerá de 9 e 12 de setembro, no Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa.

 

O evento é realizado de dois em dois anos, há mais de quatro décadas, pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e, pela primeira vez, será organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB), com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

 

O presidente da comissão organizadora e vice-diretor do CEAR, Euler Macêdo, afirma que são esperados cerca de mil participantes e que, até o momento, já foram submetidos quase 500 artigos técnicos. “Esse é um dos eventos mais importantes e consolidados da nossa área”, explica o professor.

 

O CBA é voltado para pesquisadores, profissionais e estudantes de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Controle e Automação. Um dos objetivos do evento, segundo Macedo, é aproximar os estudantes de pós-graduação e graduação da iniciativa privada. “Queremos aumentar a interação com as empresas e temos estimulado nossos alunos para que submetam trabalhos e se engajem na organização do evento”, expõe.

 

Paralelamente à programação do evento, ocorrerão cinco palestras da Escola de Altos Estudos, ministradas por pesquisadores internacionais, nos dias 8 e 9 de setembro. O evento é gratuito e voltado para estudantes de graduação e pós-graduação. De acordo com Macêdo, a intenção da Escola de Altos Estudos é ampliar a formação dos alunos, por meio do contato com autores conceituados.

 

 

Inscrições

 

As inscrições de artigos e o envio de propostas para minicursos devem ser realizados na página web do evento até 15 de abril.

 

Os artigos devem abordar temas contidos em uma das 19 áreas propostas pelo congresso. Em 11 de junho, o CBA fará a notificação de aceitação dos trabalhos. Os autores dos artigos aprovados terão prazo, até 8 de julho, para submissão da versão final, que deverá ter entre seis e oito páginas, conforme modelo disponibilizado.

 

Durante o evento, entre outras regras, os selecionados para o formato “pôster” serão submetidos à avaliação de uma comissão de especialistas e os da modalidade “apresentação oral” terão, no máximo, 15 minutos cada para exposição. Os artigos apresentados no Congresso serão publicados na revista do evento - Journal of Control, Automation and Electrical System - que, desde 2013, é publicada em inglês.

 

Já as propostas para realização de minicursos devem apresentar objetivos de aprendizagem para o público-alvo em qualquer tema relacionado ao congresso, versando sobre demonstrações de técnicas, metodologias, ferramentas e aplicações. Ao todo, serão cinco minicursos: quatro com duração de quatro horas e um com carga de oito horas.

 

 

Fonte: 
ACS | Lis Lemos
Compartilhar: