A Editora UFPB, representada pela professora Izabel França de Lima, atual diretora da unidade, participa de uma comissão de avaliação, a convite da Secretaria de Educação do Governo do Estado da Paraíba, para elaborar edital que selecionará 30 livros paradidáticos, de autores paraibanos, para estimular o conhecimento sobre a cultura local, com o incremento do acervo de 213 bibliotecas públicas e também de bibliotecas das escolas estaduais.
Esta é a primeira vez que um comitê especialista na área é formado para elaborar um edital e selecionar paradidáticos para a pasta. A previsão é a de que o documento seja divulgado nesta primeira semana de abril, no Diário Oficial do Governo da Paraíba e na página eletrônica da Secretaria Estadual de Educação.
De acordo com Izabel França de Lima, a restrição a autores paraibanos tem previsão legal e visa fomentar a cultura local. As regras para a submissão e para a seleção dos livros só serão divulgadas por meio do edital. A última reunião da comissão ocorreu no dia 20 de março (foto). A próxima ainda será convocada.
Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba Cybelle Macedo Nunes, as 213 bibliotecas públicas municipais e estaduais cadastradas recebem apoio do Governo do Estado, através de parcerias, de cursos, de capacitação, da doação de livros e de apoio técnico. Dessas, quatro são administradas pelo próprio Governo Estadual e estão localizadas na capital: uma no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho; duas na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em Cabo Branco; e a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, na Avenida General Osório, no Centro de João Pessoa.
A Assessoria de Educação do Estado informa que há 654 escolas estaduais em funcionamento, mas, até o fechamento desta matéria, não indicou quantas delas têm biblioteca em atividade.
Também fazem parte da comissão Valmir Herbert Barbosa Gomes, Ednalva Alves Aguiar e Paula Maria Fernandes da Silva, da Secretaria Estadual de Educação; Lau Siqueira, da Secretaria Estadual de Cultura; Antônio de Pádua Dias, da Editora UEPB (Universidade Estadual da Paraíba); Itapuan Botto Targino, da Academia Paraibana de Letras; e Nadígila Silva Camilo, da FCJA.