CCTA/UFPB é inaugurado com aula magna de Bráulio Tavares

A cerimônia de inauguração, presidida pelo reitor Rômulo Polari, será realizada nesta segunda-feira (19), às 19h, no auditório da Reitoria, Campus I

Bráulio TavaresA cerimônia de inauguração do novo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), recentemente criado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será realizada nesta segunda-feira (19), às 19h, no auditório da Reitoria. A cerimônia, presidida pelo Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Rômulo Polari terá a Aula Inaugural proferida pelo artista Bráulio Tavares.

A programação terá também as apresentações musicais do Grupo de Metais do Departamento de Música da UFPB, sob a regência de Carlos Anísio, do Coro Sonantis do Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS), sob regência de Eli-Eri Moura, além do Trio de Percussão da Banda Sinfônica José Siqueira.

Segundo o diretor do CCTA, David Fernandes, o novo Centro é "composto de 5 departamentos (Artes Cênicas, Artes visuais, Comunicação e Turismo, Educação Musical e Música), todos com origem no CCHLA". O Diretor esclarece que neles estão sendo ministrados os cursos de "Artes Visuais, Teatro, Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, Cinema, Turismo, Educação Musical, Música, Música Popular, Regência de Bandas e Fanfarras. Já o curso de Dança, está em fase de criação. Na pós-graduação temos o Mestrado em Música e o Mestrado em Artes Visuais, e em fase de implantação o Mestrado em Artes do Espetáculo e o Mestrado em Jornalismo – Profissional”.Coro Sonantis

Bráulio Tavares- Nasceu em Campina Grande (Paraíba), em 1950. Reside no Rio de Janeiro desde 1982. Como escritor, tem mais de quinze livros publicados, incluindo romance, conto, ensaio, poesia e literatura de cordel.  Títulos mais recentes: Freud e o Estranho: contos fantásticos do inconsciente (antologia, Casa da Palavra, Rio de Janeiro, 2007), ABC de Ariano Suassuna (perfil biográfico, José Olympio, Rio, 2007) e A Pulp Fiction de Guimarães Rosa (ensaio, Marca de Fantasia, João Pessoa, 2008).

Como compositor, tem mais de 60 músicas gravadas por artistas da MPB, como Lenine, Antonio Nóbrega, Maria Rita, Ney Matogrosso, Dionne Warwick, entre outros. Escreve roteiros para cinema e televisão.  Seu trabalho mais recente foram a adaptação do Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, minissérie exibida em 2007 pela TV Globo, e o filme Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff (2010).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria