UFPB lança primeira chamada para contratar mais de 100 professores visitantes

ImprimirImprimir

A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) autorizou processos seletivos para contratação de 107 professores visitantes, de nacionalidade brasileira e estrangeira, e de cinco professores titulares livres. A primeira Chamada Pública Interna para contratação de 77 professores visitantes foi divulgada hoje, 4 de abril.

 

Essa primeira chamada prevê duas etapas. A primeira será o recebimento, até 16 de abril, das propostas demandadas pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição e apresentadas pelas respectivas direções de Centros de Ensino.

 

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto que especifique, entre outros quesitos, a necessidade da contratação, o perfil do professor visitante, o impacto esperado para o desenvolvimento acadêmico-científico institucional, incluindo objetivos de internacionalização da UFPB, e o potencial do visitante na captação de recursos oferecidos por agências nacionais e internacionais.

 

A avaliação das propostas será feita por uma comissão de docentes externos, composta para esse fim, nomeada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O resultado preliminar será anunciado em 19 de abril.

 

Para as propostas aprovadas, haverá a segunda etapa, que será a seleção de candidatos para os PPGs e Centros de Ensino, por meio de processos seletivos simplificados para a contratação de professor visitante. Os editais específicos e bilíngues (português e inglês) serão publicados pela Progep, considerando o curriculum vitae dos candidatos, indicadores de mérito acadêmico-científico e outros critérios estabelecidos pelos colegiados departamentais. A publicação desses editais está prevista para 10 de maio e a divulgação do resultado final para 6 de julho.

 

O professor visitante deverá ser capaz de, entre outros aspectos de sua atuação, expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e ampliar a participação institucional em redes de pesquisa – prioritariamente internacionais -, o que impactará positivamente nos indicadores de pesquisa e pós-graduação da UFPB.

 

A iniciativa envolve a ação conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Graduação e de Gestão de Pessoas da UFPB. A segunda chamada para contratação de mais 30 professores visitantes será divulgada em breve.

 

 

Excelência

 

De acordo com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, essa ação é fruto do trabalho de reestruturação e consolidação do banco de professor equivalente da instituição, realizado pela Progep, sob a gestão do administrador Francisco Ramalho. "Hoje, além da garantia de créditos suficientes para suprir, com professores substitutos, os afastamentos em todas as modalidades previstas em lei, é possível também abrir os editais para professores visitantes”, explica a reitora.

 

Ela acredita que a incorporação desses novos professores elevará ainda mais o conceito dos PPGs contemplados e reforçará o processo de internacionalização da universidade, que se consolida a cada ano. Outra expectativa é a de que a iniciativa possibilite o ajuste definitivo dos calendários acadêmicos da graduação, hoje assimétricos, unificando-os até 2019.

 

 

Cinco vagas para Titular-livre

 

Para selecionar candidatos ao cargo isolado de professor Titular-Livre, foi publicado, em 27 de março, o Edital n° 27/2018. O concurso público de provas e títulos preencherá três vagas, distribuídas para departamentos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I (João Pessoa), e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus III (Bananeiras).

 

Para candidatar-se é necessário possuir o doutorado e experiência mínima de dez anos, entre outras condições. A remuneração inicial bruta pode chegar a mais de R$ 19 mil. As inscrições estão abertas por períodos que variam de 30 a 35 dias e devem ser efetuadas nos locais e horários estipulados no edital. A taxa de inscrição é de R$ 388.

 

Está em elaboração o edital referente às outras duas vagas, que serão destinadas ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ambos situados no campus-sede da instituição.

 

 

Fonte: 
ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira
Compartilhar: