Projeto Realidade Brasileira e Universidade traz Juremir Machado à UFPB

Juremir Machado da Silva, jornalista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RS, será o palestrante da primeira edição de 2018 do projeto Realidade Brasileira e Universidade, organizado e promovido pela ADUFPB. O evento é gratuito e será realizado em 13 de abril, com início às 9 horas, no Auditório da Reitoria, campus I da UFPB, em João Pessoa.

O tema da palestra é “Ler o passado para compreender o presente”, que será debatido com convidados: os professores da UFPB Cristiano Bonneau - do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Educação (CCAE), do campus IV - e Tiago Bernardon - do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), campus-sede.

A proposta do projeto Realidade Brasileira e Universidade é discutir assuntos da atualidade que impactam diretamente o ensino superior brasileiro. Ao longo de 2017, a entidade realizou nove eventos, trazendo personalidades de destaque no cenário social, político, econômico e universitário.

Sobre o palestrante

Juremir Machado graduou-se em História e em Jornalismo pela PUCRS. É doutor em Sociologia pela Universidade Paris Descartes (Paris-V), onde também cursou o pós-doutorado. Como professor e pesquisador, coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RS.

Como jornalista, foi correspondente internacional do jornal Zero Hora, trabalhou na revista IstoÉ e colaborou com o jornal Folha de S. Paulo. Atua como colunista do jornal Correio do Povo desde o ano 2000. Apresenta diariamente, ao lado de Taline Oppitz, o programa Esfera Pública, das 13h às 14h, na Rádio Guaíba de Porto Alegre.

Juremir Machado é autor de 27 livros, entre eles, "Getúlio", "1930, Águas da Revolução", "Solo", "Vozes da Legalidade e História Regional da Infâmia" e "O destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras".

ACS | Rita Ferreira, com informações da Ascom AdufPB.