Livro de professor da UFPB aborda protecionismo agrícola nos Estados Unidos

ImprimirImprimir

Foi publicado neste ano o livro “O protecionismo agrícola nos Estados Unidos: Resiliência e Economia Política dos Complexos Agroindustriais”, de autoria do professor Thiago Lima. A publicação é da Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista). Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais e Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (PGPCI/CCSA/UFPB), Campus de João Pessoa.

 

Sinopse:  

O livro do professor Thiago Lima capta, de maneira inédita, a diversidade de funções que o setor agrícola passou a cumprir, justamente no centro da economia mundial pós-guerra, nos Estados Unidos. A partir da análise dos Complexos Agroindustriais, o livro mostra como a política de subsídios dos Estados Unidos transformou a agricultura do país, submetendo-a aos interesses de acumulação dos diversos monopólios ao longo de uma grande cadeia produtiva, desde as empresas fornecedoras de equipamentos, produtos químicos e sementes até processadores de alimentos e redes de supermercados, passando por todo tipo de rentista: grandes bancos, seguradoras e proprietários de terra. 

 

A análise se estende à exportação do modelo ao mundo e à construção de um novo sistema agroalimentar global sob a liderança dos EUA. Demonstra, com clareza analítica e rigor empírico, que a questão dos subsídios é uma questão de reprodução de um capitalismo obsolescente.

 

O professor Thiago Lima é graduado em Relações Internacionais, mestre pelo Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (Unesp, Unicamp e PUC-SP) e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec-SP) e do Observatório das Relações dos Estados Unidos com a América Latina (Oreal).

 

Outras informações na página: https://ufpb.academia.edu/ThiagoLima; ou pelo telefone: (83) 3216-7728.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: