Primeira chamada para contratação de professores visitantes é apresentada aos diretores dos Centros de Ensino

Com o intuito de mobilizar e garantir a participação efetiva dos dirigentes da comunidade universitária nos processos seletivos, foi apresentada aos diretores dos Centros de Ensino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e demais integrantes do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da instituição, a primeira Chamada Pública Interna para contratação de 77 professores visitantes, na tarde do dia 5 de abril, na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no prédio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.

Essa primeira chamada prevê duas etapas. A primeira será o recebimento, até 16 de abril, das propostas demandadas pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da instituição e apresentadas pelas respectivas direções de Centros de Ensino. Para as propostas aprovadas, haverá segunda etapa, que será a seleção de candidatos para os PPGs e Centros de Ensino, por meio de processos seletivos simplificados para a contratação de professores visitantes. A publicação desses editais está prevista para 10 de maio e a divulgação do resultado final para 6 de julho.

A segunda chamada para contratação de mais 30 professores visitantes será divulgada em breve. A UFPB também lançou edital para selecionar candidatos ao cargo isolado de professor Titular-Livre, publicado em 27 de março, a fim de preencher três vagas, distribuídas para departamentos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ambos do campus I (João Pessoa), e do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) do campus III (Bananeiras).

Está em elaboração o edital referente a outras duas vagas para Titular-Livre, que serão destinadas ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ambos situados no campus-sede da instituição. Ao todo, a UFPB admitirá 112 novos docentes. Essas iniciativas envolvem ação conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa, de Pós-Graduação, de Graduação e de Gestão de Pessoas da UFPB.

ACS | Pedro Paz