UFPB solicita ingresso na Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pode ser a terceira universidade pública brasileira a integrar a Red Iberoamericana de Universidades Promotoras de Salud (Riups), entidade criada em 2007, que congrega instituições de ensino superior com o intuito de impulsionar, de modo articulado, a promoção à saúde na Região da América Latina. A rede opera em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Atualmente, apenas quatro universidades brasileiras integram a Riups: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Franca (Unifran) e Universidade São Francisco (USF). Neste momento, outras seis tentam se credenciar. Uma delas é a UFPB.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), José da Paz Alvarenga, que é um dos dois servidores docentes indicados para representar a UFPB na rede, essa participação possibilitará ações em pesquisa e capacitação, resultando no fortalecimento da cultura da promoção à saúde na instituição e na Paraíba, que poderão ser beneficiadas por projetos e programas.

Em 3 de abril, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, sinalizou positivamente à adesão, com a assinatura da carta de intenção, na companhia do professor da Universidade Federal do Acre (UFA) e membro colaborador do NESC Marconi Oliveira. A carta, o termo de intenção e o relatório sobre as ações de promoção à saúde desenvolvidas no âmbito da UFPB foram enviados, em 5 de abril, para serem apreciados pelo presidente da Riups, professor Hiram Arroyos.

A expectativa é a de que o aceite da UFPB na Riups seja anunciado durante o I Encontro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups), a ser realizado de 25 a 27 de abril, na UnB, em Brasília. Na oportunidade, representantes de instituições de ensino superior do País se reunirão para discutir a caracterização da rede brasileira das universidades promotoras de saúde.

ACS | Pedro Paz