Professor Rubens Pinto Lyra lançará livro sobre a intersecção entre jornalismo e cidadania

O professor aposentado e ainda colaborador de Programas de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre eles o de Direitos Humanos (PPGDH), Rubens Pinto Lyra lançará, em breve, o livro “Jornalismo e Cidadania - reflexões sobre a atualidade política”.

Editado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a obra é uma compilação de mais de 50 artigos publicados na Revista Eletrônica “Jornalismo e Cidadania”, do grupo de pesquisa “Jornalismo e Contemporaneidade”, do Programa da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no jornal paraibano Contraponto.

Em “Jornalismo e Cidadania - reflexões sobre a atualidade política”, Lyra discute a relação entre corrupção, mídia e democracia; a validade e as acepções do voto nulo ou em branco; os ataques às universidades públicas e gratuitas; o alcance, significado e estratégias dos grupos que defendem os direitos humanos; e a democracia e eleição do presidente norte-americano Trump, entre outros assuntos.

O professor, que já publicou 28 livros, sobre temas como ouvidoria pública e teoria política, e foi recentemente homenageado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), com a concessão da Medalha Cidade de João Pessoa, pelos serviços prestados à pesquisa científica e à militância em prol dos direitos humanos, também tem dado continuidade à divulgação do seu último livro lançado, a exemplo da visita, no final de março, ao gabinete da reitora da UFPB Margareth Diniz, na presença do pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho.

Na ocasião, ele trouxe um exemplar da publicação para a reitora. Na obra, intitulada de “Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual”, o cientista social tece análises sobre a dinâmica da esfera pública brasileira, sobretudo no contexto pós-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Suas análises poderão ser conferidas em eventos no mês de maio, como um em Minas Gerais, produzido pela Ouvidoria-Geral do Estado, e em seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPB.

ACS | Pedro Paz