O longa–metragem “Martírio”, do cineasta francês Vincent Carelli, reabre as atividades do ano do Cinemas em Rede, no Cine Aruanda, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), nesta quinta-feira (19), às 18h.
O filme “Martírio” analisa a violência sofrida pelo grupo Guarani-Kaiová, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do Centro-Oeste do país, “entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si”.
A sessão ocorre dentro do projeto Cinemas em Rede, parceria do Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que nesta quinta-feira fará a emissão pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) , e a UFPB está entre as oito universidades contempladas com o kit tecnológico dos parceiros.
Após a exibição do filme haverá debate do diretor e diversos especialistas na temática indigenista e ambientalista.
A entrada é franqueada ao público, com produção local do Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC) da UFPB, e é uma forma de retomar neste ano as atividades do Cinemas em Rede do convênio MinC –MCTIC e UFPB.
Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7382.