Propesq divulga chamada de apoio para tradução e revisão de artigos

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou chamada interna para apoio financeiro à tradução de artigos científicos para o inglês e à revisão de artigos em inglês que tenham potencial para publicação em periódico de circulação internacional classificado como A ou B no sistema Qualis/Capes. A publicação em periódicos de elevado impacto é estratégica para a internacionalização da produção científica da UFPB.

Para solicitar o pagamento dos custos com esses serviços, o autor ou coautor do artigo precisa ser docente vinculado a um dos Programas de Pós-Graduação da UFPB (como permanente ou colaborador) e não possuir pendências em programas de apoio. Além disso, o texto a ser traduzido ou revisado deverá ter coautoria de um discente de pós-graduação ou de graduação que esteja envolvido em atividades de Iniciação Científica.

A chamada não se aplica a pesquisadores e discentes de programas de pós-doutorado e nem de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter).

As propostas de tradução ou revisão deverão ser encaminhadas à Coordenação-Geral de Pesquisa (CGPq/Propesq) pelo próprio interessado ou  pelo Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado, no limite de três propostas por docente.

A formalização da solicitação será feita mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link; abertura de processo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC); instrução do processo com a documentação solicitada; protocolo do processo físico na Propesq; e envio de documentos para o e-mail traducoes@propesq.ufpb.br.

Após o recebimento do artigo traduzido ou revisado, o solicitante terá prazo de 30 dias para entregar, à CGPq/Propesq, comprovante emitido pelo periódico no qual o artigo foi aceito para publicação. Concluída essa etapa, o docente deverá reportar a situação do trabalho no prazo de três meses.

O passo a passo do encaminhamento de propostas e da prestação de contas encontra-se detalhado na Chamada Interna nº 1/2018/Propesq. As solicitações serão atendidas, considerando a ordem de formalização, até a data de empenho a ser estabelecida pela UFPB ou até o limite financeiro disponibilizado.

De acordo com a Propesq, os serviços de tradução e revisão serão prestados pela empresa American Journal Experts (AJE). Para esta chamada, está previsto o investimento de R$ 58 mil, financiado com recursos próprios da UFPB.

ACS | Pedro Paz