Vikings e Fé Nórdica são os temas abordados no I Café com Debate

“Os Vikings e A Fé Nórdica”. Este é o tema principal do “I Café com Debate – Editora UFPB” que acontece nesta segunda-feira (23), às 17h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no Campus de João Pessoa.

Foram convidados como expositores e debatedores Pablo Gomes de Miranda, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR-UFPB); Luciana de Campos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPB); e Johnni Langer, professor e pesquisador do PPGCR-UFPB, que funcionará como mediador.

Na ocasião, eles vão refletir, discutir e trocar experiências sobre os conteúdos dos livros “Na trilha dos Vikings: estudos de religiosidade nórdica” e “Fé Nórdica: mito e religião na Escandinávia medieval”, da autoria do professor Johnni Langer, considerado a maior autoridade brasileira em estudos da cultura Viking e reconhecido internacionalmente com publicações em periódicos europeus de prestígio na área.

De acordo com o professor Johnni Langer, o livro “Na Trilha dos Vikings” tem como finalidade básica “permitir aos jovens investigadores a obtenção de referenciais mais sólidos na concretização de seus objetivos, possibilitando o avanço das pesquisas sobre Vikings e temas escandinavos no Brasil, bem como aos leitores interessados um conhecimento preciso sobre esses assuntos muito pouco publicados pelo mercado editorial”.

O livro “Fé Nórdica” é prefaciado pelo professor João Lupi, da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele é da opinião que esse livro e as demais obras de Johnni Langer podem ser entendidas da seguinte maneira: A Fé Nórdica, como antiga religião não cristã que deve ser tomada não apenas como referência e contraste com o Cristianismo, mas pelo seu valor próprio. “Estuda-se, pois, o paganismo não apenas por oposição ao Cristianismo, mas como algo que incorporava uma determinada vivência humana”, analisa Lupi.

Os dois livros do professor Johnni Langer estão à venda na Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (EDUFPB) ao preço de R$ 40,00.

Depois da exposição e do debate, cujo formato será em mesa-redonda, será oferecido um coffee break aos convidados.

Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas pelo telefone: (83) 3216-7147.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral - com informações de Assessoria