Paraíba terá eventos sobre Turismo Sertanejo e Comunitário

O tema “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades” será desenvolvido no VI Simpósio de Turismo Sertanejo e no I Congresso Nacional de Turismo Comunitário

Com o tema geral “Natureza, Cultura e Turismo em Comunidades” João Pessoa vai sediar entre os dias 6 e 9 de junho,  o VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e o I Congresso Nacional de Turismo Comunitário (CNTC). Os encontros, de âmbito nacional, têm o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e GS Consultoria, com o principal objetivo de incentivar e fortalecer o turismo social de base comunitária.

Entre congressistas inscritos, coordenadores de grupos de trabalhos, palestrantes e conferencistas são esperados 600 participantes que vão debater durante quatro dias sobre o turismo no Brasil, enfatizando o turismo sustentável nas comunidades tradicionais.

Vários temas serão debatidos. Um deles é a promoção do turismo comunitário que incentiva a inclusão das comunidades nos roteiros turísticos regionais, cujos atrativos são pautados nas paisagens naturais e na cultura local. Além de resgatar a autoestima, a comunidade é beneficiada com o aumento na produção de produtos locais e a prestação de serviços ao turista.

As atividades desenvolvidas e os trabalhos apresentados no VI Simpósio de Turismo Sertanejo e I Congresso Nacional de Turismo Comunitário registram uma grande diversidade de roteiros e destinos turísticos comunitários no Brasil, disponíveis para os turistas brasileiros e estrangeiros.

Os conferencistas e palestrantes das mesas redondas compõem o elenco dos grandes pesquisadores nacionais e da Região Nordeste e novos talentos no campo científico, acadêmico e profissional, como também representantes das comunidades, onde os roteiros e destinos turísticos estão consolidados.

Dentre os temas pensados para o debate incluem as potencialidades turísticas regionais e locais; destinos e roteiros turísticos comunitários; políticas públicas para o turismo comunitário; turismo social; ecoturismo; geoturismo; turismo rural; estratégias de ação; e o papel da mídia na promoção do turismo de base local.

Alem disso, a escolha de João Pessoa para a realização do VI Simpósio de Turismo Sertanejo (STS) e o I Congresso Nacional de Turismo Comunitário (CNTC) deve-se à excelente oferta de equipamentos e serviços para acomodação dos congressistas.

Outras informações e esclarecimentos sobre o evento no endereço eletrônico www.turismosertanejo.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo