UFPB é destaque em jornal japonês com tiragem superior a 5,5 milhões de exemplares

ImprimirImprimir

Notícia publicada na edição de 12 de abril do jornal Seikyo Shimbum, da associação Soka Gakkai Internacional (SGI), destaca a outorga, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do título de Doutor Honoris Causa ao escritor e pacifista Daisaku Ikeda.

 

Na matéria, foi destacada a importância da UFPB e a homenagem da instituição ao presidente e líder espiritual da SGI pelo “mérito de suas realizações no movimento de paz, cultura e educação em prol do futuro da humanidade” (em tradução livre). Entre as contribuições do agraciado, foi citada a fundação do Sistema Educacional Soka, que abrange do ensino infantil à universidade. A outorga do título de Doutor Honoris Causa foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFPB.

 

Depoimento da reitora da UFPB, Margareth Diniz, encerra a divulgação: “É da mais elevada honra para a nossa universidade, que visa a internacionalização, receber o Dr. Ikeda, cuja atuação possui o mundo como o palco. O nosso desejo é estudar profundamente a mensagem pacifista e humanista que ele clama ao mundo!”.

 

O informativo japonês, que tem tiragem de mais de 5,5 milhões de exemplares, é distribuído em todo o mundo para a comunidade que integra a SGI, organização não governamental de vertente budista. No Brasil, a entidade desenvolve projetos nas áreas de educação, artes, ciências e saúde. Na Paraíba, a associação atua há mais de 30 anos e realizou, no ano passado, exposições voltadas à conscientização aos direitos humanos e ao meio ambiente.

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira, com informações de Iure Paiva.
Compartilhar: