Centro de Ciências Jurídicas da UFPB passa por reformas

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passa por reformas, que se estenderão pelos próximos meses, em suas unidades no bairro Castelo Branco (campus-sede), no centro de João Pessoa e também em Santa Rita, na região metropolitana. As obras começaram no final de março, com reestruturação do telhado do prédio da antiga faculdade de direito (centro) e no teto do auditório no campus-sede, danificado após a ocorrência de chuvas, além da substituição de 33 fechaduras com defeito.

“A pintura das salas, de outros ambientes e das áreas de uso comum ocorrerá durante as férias de julho, conforme previsão da reitoria”, conta a administradora Jane Eyre, do CCJ. Segundo ela, o reparo estrutural do edifício no Castelo Branco - incluindo a ampliação da biblioteca, da pós-graduação, dos ambientes para professores e de outras salas - aguarda a finalização dos projetos arquitetônicos e complementares.

De acordo com a servidora, também estão sendo discutidas maneiras de tornar a entrada do prédio da antiga faculdade de direito acessível para pessoas com dificuldade de locomoção, sobretudo porque, no local, são prestados serviços de prática jurídica e funcionam o Memorial Agassiz de Almeida e o Arquivo Documental do CCJ. “A Defensoria Pública está aguardando apenas a melhoria do acesso para se instalar no local e prestar serviços gratuitos à comunidade”, informa a administradora.

A construção de um centro de vivências na unidade de Santa Rita está na etapa de aprovação dos projetos complementares pela Prefeitura Universitária (PU/UFPB), enquanto a empresa contratada, por licitação, finaliza alterações necessárias no projeto principal. “Após aprovação dessas mudanças, os trâmites necessários para a execução do projeto serão realizados pela PU”, explica Jane Eyre.

Para Santa Rita, também estão sendo elaborados projetos estruturais e de orçamento para a ampliação da biblioteca e a adequação das salas de reprografia, da portaria e do laboratório de informática. Estão previstas a construção de novo ambiente para estudos individuais e em grupo; a incorporação da atual sala da reprografia à biblioteca, a fim de funcionar como espaço para catalogação das obras; a criação de novas áreas para abrigar a reprografia e do laboratório de informática na antiga sala de multimídia; e a divisão da portaria, para abrigar pessoal de apoio. Pinturas, assim como na unidade do campus-sede, serão feitas durante as férias de julho.

Todas essas obras foram acertadas em reunião entre a reitora Margareth Diniz, o prefeito universitário João Marcelo Macedo e a equipe da gestão administrativa do CCJ, na tarde de 28 de março, no gabinete da Reitoria.

ACS | Pedro Paz