Ciclo de palestras para formação política e cidadã promove primeiro encontro em 30 de abril

Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da sociedade brasileira e paraibana, por meio da discussão de temas sociais, será realizado, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de abril a dezembro deste ano, o Ciclo de Palestras para a formação política e cidadã: Movimentos Sociais, Direitos Humanos.

A atividade, gratuita e aberta ao público, foi organizada pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) 'Conexões de Saberes - Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular na Universidade'. As inscrições encontram-se abertas e são recebidas por meio de formulário on-line.

A primeira palestra ocorrerá em 30 de abril, com início às 19h, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), situado no campus I, com o tema A luta pela terra e os movimentos sociais no campo da Paraíba, proferida pelo professor Severino Bezerra da Silva, do Departamento de Pedagogia da Terra.

A coordenadora do Grupo PET/Conexões de Saberes, que é ligada ao Programa de Licenciaturas (Prolicen/UFPB), Suelídia Maria Calaça, explica que os temas do ciclo foram definidos a partir de assuntos abordados no Curso Pré-Universitário, também coordenado pelo Grupo e oferecido gratuitamente à comunidade. “São temas necessários, principalmente porque muitos dos nossos alunos não têm acesso a essa discussão. Os direitos não são conhecidos”, afirma.

As palestras serão ministradas por professores da UFPB, alunos vinculados ao projeto e representantes dos movimentos sociais da Paraíba. A intenção, de acordo com a professora, é promover um intercâmbio entre os saberes da academia e da militância.

Ao final, os participantes receberão certificados com carga horária de 64 horas, desde que tenham frequentado, no mínimo, seis encontros. Mais informações podem ser obtidas na Sala do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação (CE), localizada no campus I da UPPB, e também pelo telefone (83) 3216-7477.

1º Encontro (Abril):

Data: 30/04/2018 – segunda-feira - Auditório 411 do CCHLA. às 19h

Tema: A luta pela terra e os movimentos sociais no campo da Paraíba

2º  Encontro (Maio):

Data: 29/05/2018 – terça-feira - Auditório do CE. às 19h

Tema: O movimento feminista paraibano: o que é, como se constitui

3º Encontro (Junho):

Data: 20/06/2018 – quarta-feira - Auditório do CE, às 19h

Tema: Movimento Negro na Paraíba: sua história, suas características

4º Encontro (Julho):

Data: 26/07/2018 - quinta-feira - Auditório do CE, às 19h

Tema: O analfabetismo como uma questão social: Brasil e Paraíba