Segue aberta a chamada interna de apoio à publicação de artigos científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, no começo deste mês, Chamada Interna de apoio financeiro à publicação de artigos aceitos em periódicos de elevado impacto. A iniciativa é um estímulo à produção científica da pós-graduação da instituição e uma das estratégias para a internacionalização da UFPB.

Com recursos próprios da universidade, da ordem de R$ 137 mil, a pró-reitoria vai arcar, até esse limite, com custos de publicação de artigos, exclusivamente em periódicos classificados como A1, A2 e B1 pelo sistema Qualis da CAPES, que estejam dentro da área de avaliação do Programa de Pós-Graduação ao qual o docente proponente é vinculado. Do total dos recursos disponibilizados, 80% serão destinados para publicações em periódicos Qualis A1 e A2.

Conforme instruções da chamada, as propostas devem ser encaminhadas à Coordenação Geral de Pesquisa (CGPq/Propesq) pelo docente ou pelo programa ao qual está vinculado. O interessado precisa pertencer ao quadro permanente da UFPB, não possuir pendências em programas de apoio e ser autor ou coautor do artigo submetido. O artigo deve, também, ter coautoria de um discente de graduação ou de pós-graduação envolvido em atividades de Iniciação Científica.

Cada pesquisador pode encaminhar somente uma proposta de solicitação de apoio à publicação em revista com Qualis B1. Não há restrição quanto ao número de solicitações para periódicos classificados como A1 e A2.

As solicitações deverão ser formalizadas mediante preenchimento de formulário eletrônico; abertura de processo administrativo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC); instrução do processo com a documentação requerida; e encaminhamento do processo físico à CGPq/Propesq. A contratação das propostas aprovadas será feita pela ordem cronológica de entrega dos processos físicos.

Esclarecimentos acerca do conteúdo da Chamada Interna podem ser obtidos pelo e-mail pesquisa@propesq.ufpb.br.

ACS | Pedro Paz