Maio Amarelo 2018 propõe reflexão sobre comportamento no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) realiza, na próxima segunda, 7 de maio, a abertura da campanha Maio Amarelo 2018 na Paraíba, com início às 9 horas, no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, no centro de João Pessoa.

O superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira da Silva (à direita), esteve na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na manhã de 2 de maio, para convidar a reitora Margareth Diniz e o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr para a cerimônia.

Na ocasião, Vieira expressou preocupação com os índices de acidentes de trânsito no Estado e falou sobre a importância das campanhas para reverter as estatísticas. “Precisamos investir em ações de conscientização para gerar mudanças no comportamento de condutores, pedestres e passageiros que deixarão o trânsito mais seguro”, disse o superintendente.

A reitora falou sobre os problemas de trânsito dentro da universidade e os projetos em que a prefeitura universitária está trabalhando para melhorar vários aspectos da mobilidade nos campi. A gestora concordou com o superintendente com relação à necessidade de ações de conscientização. “Ainda temos motoristas que não respeitam faixas de pedestre, rampas de acessibilidade e vagas reservadas ao estacionar seus veículos no campus”, exemplificou Margareth Diniz.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo teve início em 2014, articulado entre sociedade civil e poder público, com a proposta de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2017, registrou a participação de mais de 500 cidades brasileiras e de 27 países, que aderiram à causa de tornar o trânsito mais seguro e realizaram ações focadas para melhorar a mobilidade.

O tema deste ano é “Nós somos o trânsito”, conforme resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND). A abertura nacional do Maio Amarelo 2018 foi realizada em 26 de abril, na cidade de Campina Grande (PB), que foi destaque no ano passado pelas diversas atividades desenvolvidas.

Nesta edição, a campanha busca estimular, em toda sociedade, a reflexão sobre comportamentos nocivos no trânsito e a adoção de medidas que reduzam o número de vítimas. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana e escolhas inadequadas, como imperícia, imprudência e desatenção.

ACS | Rita Ferreira