Cursinho Popular da UFPB recebe inscrições nos dias 19 e 26 de maio

Estão abertas as inscrições para o Cursinho Popular, projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que prepara, gratuitamente, pessoas de baixa renda para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para inscreverem-se, os interessados devem dirigir-se nos dias 19 e 26 de maio à Escola Estadual José do Patrocínio, no bairro Funcionários II, perto do Terminal do Geisel (linhas de ônibus 1500 e 5100), em João Pessoa.

No último sábado, 12 de maio, já foram feitas as primeiras 38 inscrições. Nesse dia, foi realizado um simulado para diagnosticar as áreas de maior dificuldade dos alunos. As aulas começam efetivamente no próximo dia 19 e serão ministradas sempre aos sábados, no local das inscrições. Não é necessário participar de todas as disciplinas ofertadas.

Coordenado pelo professor do Departamento de Promoção da Saúde (DPS) Wladimir Nunes Pinheiro e com aulas ministradas por cerca de 30 estudantes das mais variadas graduações da UFPB, o preparatório oferecerá, inicialmente, 60 vagas para cada uma das disciplinas: Redação (das 8h às 10h), Matemática (10h-11h30), Códigos e Linguagens (13h30-15h), Ciências Humanas (15h-16h30) e Ciências da Natureza (16h30-18h). As aulas serão dadas até novembro, quando ocorrerão as provas do Enem.

“As matrículas serão por disciplina. As inscrições serão feitas presencialmente, nas três primeiras semanas do projeto. A depender da demanda, abriremos outra turma. As aulas começarão, de fato, no dia 19 de maio. No sábado, dia 12, nos apresentamos e falamos um pouco sobre os objetivos de um projeto de extensão. Depois aplicamos um simulado”, explica Thiago Hanna, estudante de medicina e um dos professores do cursinho.

Os integrantes do projeto escolheram a Escola Estadual José do Patrocínio porque já têm um bom vínculo com a comunidade local, devido à realização de outras atividades de extensão na unidade de saúde e no centro comunitário do bairro. Além disso, a escola fica perto do terminal de ônibus local, o que facilita o acesso às aulas.

Iniciado no ano passado, como um projeto-piloto e cadastrado neste ano, por meio do Edital de Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex 2018), o Cursinho Popular poderá se expandir ainda neste ano, segundo Hanna, a fim de atender aos servidores e trabalhadores terceirizados da UFPB, incluindo os do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). “Essa ideia surgiu no ano passado, por causa da quantidade significativa de terceirizados que nos procuraram para participar do cursinho”, conta o estudante.

Democratização

Membro da União da Juventude Comunista (UJC) e do Fórum em Defesa do SUS e contra a Privatização, Thiago Hanna conta que o projeto do Cursinho Popular surgiu de sentimentos vivenciados na universidade. Para ele, o acesso ao ensino público gratuito e de qualidade é negado historicamente às minorias políticas e a produção do conhecimento atende a grupos de poder econômico, em vez de às demandas da sociedade.

“A Educação Básica é precarizada. Na tentativa de continuar os estudos no Ensino Superior, em uma universidade pública e gratuita, apenas 9% das pessoas que se inscrevem no Enem conseguem uma vaga. Dessas, 20% evadem por causa das insuficientes políticas de assistência estudantil. Hoje, cerca de 75% das matrículas em instituições de ensino superior são em universidades privadas, com qualidade de ensino duvidosa, e a maioria delas realizada por filhos de trabalhadores pobres”, esclareceu Hanna.

Ao observar essa realidade, ele aponta os dois objetivos centrais do Cursinho Popular: “ajudar os filhos da classe trabalhadora a terem acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade, ao viabilizar a preparação deles para as provas e discutir, criticamente, educação, condições de vida nas periferias e mercado de trabalho, a fim de pensar uma universidade realmente popular, que atenda às necessidades das pessoas e as auxilie no desenvolvimento de seus potenciais”.

ACS | Pedro Paz