ETS/UFPB oferecerá formação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade

A Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será uma das unidades de ensino técnico da instituição que oferecerá formação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, através do Programa Mulheres Mil.

Instituído nacionalmente por meio da Portaria nº 1.015/ 2011 do Ministério da Educação (MEC), o programa foi criado para garantir oportunidades de educação e qualificação profissional a esse segmento, ampliando as condições de acesso ao mercado de trabalho.

A indicação da ETS/UFPB, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), ocorreu em encontro do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), realizado de 9 a 11 de maio, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília.

A superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da universidade, Gildeci Alves de Lira, foi um dos docentes eleitos pelos conselheiros do Condetuf para intermediar a implementação da politica de internacionalização do ensino técnico e tecnológico junto ao MEC.

No evento, foram discutidas pautas importantes relacionadas ao EBTT, entre elas, os problemas ligados à área de recursos humanos, o banco de professores equivalentes, a planilha orçamentária e a política de internacionalização do ensino técnico.

A comitiva da UFPB foi formada pela superintendente da EBTT Gildeci Lira, pelo diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) Edvaldo Mesquita B. Filho, o vice-diretor do CAVN Rodrigo Ronelli Andrade, a diretora da ETS Ivanilda Lacerda Pedrosa e pela vice-diretora da ETS Maria Soraya Pereira F. Adriano.

Em reunião com a reitora da UFPB Margareth Diniz, na tarde da segunda-feira, 14, a comitiva informou sobre as decisões do Condetuf e solicitou apoio da Administração Superior, prontamente acatado, no âmbito do MEC e da Andifes, para que as demandas sejam atendidas.

ACS | Pedro Paz