Juiz e equipe da 1ª Vara da Infância participam de roda de conversa sobre adoção na UFPB

O juiz Adhailton Lacet Porto, coordenador da Infância e Juventude (Coinju) do Tribunal de Justiça da Paraíba e titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, dedicou a manhã desta segunda-feira (21) para conversar com 21 estudantes do 1º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, dentro da programação da Semana de Adoção 2018. “O objetivo é fornecer ferramentas para que os futuros jornalistas possam lidar melhor com essa linguagem da infância e evitar ruídos de comunicação quando tratarem de um tema tão específico, além de combater o preconceito em relação à adoção”, explicou o magistrado.

Atendendo ao convite da professora Sandra Moura, o juiz compareceu ao Departamento de Comunicação Social junto com a assistente social Aline Cristina Vieira da Cunha e a pedagoga Ana Paula Méli, integrantes da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Após uma apresentação sobre o trabalho da unidade judiciária, a responsabilidade do setor psicossocial e das casas de acolhimento, foi aberta a série de perguntas.

O estudante Adilson Santana, que tem afinidade com o assunto por conhecer casos na família e com amigos, perguntou sobre como é feita a preparação psicológica das crianças e adolescentes que não se encontram mais no perfil preferencial para adoção. “Esse tema é importante para mim por tudo que já acompanhei de perto. Gostei da oportunidade e pretendo focar meu trabalho da disciplina em traduzir a linguagem jurídica para facilitar o entendimento da população sobre a adoção”, afirmou.

Já a estudante Yasmim Costa Soares considerou que a atividade contribuiu para formação profissional no sentido de esclarecer o assunto juridicamente, com detalhes minuciosos sobre o procedimento, cadastro, entrevistas e apadrinhamento. “Inclusive me identifiquei com o apadrinhamento afetivo, modalidade que pretendo investir para dar minha contribuição pessoal na área e melhorar a qualidade de vida das crianças que se encontram abrigadas”, revelou.

Outras perguntas sobre o procedimento, adoção internacional, manutenção das casas de acolhimento e casos de sucesso e insucesso foram levantadas pelos alunos e respondidas pelo juiz e equipe. Para a professora Sandra Moura, essa parceria com o Judiciário permite uma troca de conhecimento mais ampliada. “É uma rica experiência para os estudantes que estão iniciando o curso já exercitando a entrevista ao mesmo tempo em que interagem com informações corretas e de qualidade sobre um tema de importância para a sociedade, mas ainda rodeado de preconceito”, observou. A parceria existe há dois anos, e a professora garante que há interesse para vários outros encontros.

Programação - A agenda de atividades para a Semana Estadual de Adoção 2018, cujo dia nacional é comemorado em 25 de maio, segue até o dia 29. Outra roda de conversa sobre o tema será ministrada na quinta-feira (24), a partir das 9h, no auditório Osvaldo Trigueiro do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, para os estudantes dos cursos de Direito e Psicologia, com os mesmos debatedores.

À noite, a partir das 19h, na casa de eventos Popotamus, no Bairro de Manaíra, em João Pessoa, ocorrerá um evento para incentivar a ‘adoção tardia’, que envolve adolescentes e crianças acima dos sete anos. Na ocasião, os participantes poderão assistir a uma apresentação da cantora mirim paraibana Mariah Yohana, que foi participante do The Voice Kids 2018.

Ainda no dia 24 e no dia 25, será realizado o I Seminário de Reintegração Familiar: Desmistificando a Adoção, no Instituto Superior de Educação da Paraíba (Iesp), das 13h às 17h. O evento será aberto com as palestras do juiz Adhailton Lacet Porto, sobre os “Aspectos Jurídicos da Adoção”, e da psicóloga Maria Goreti Dantas de Abrantes, do Setor de Adoção e Guarda da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, que abordará a “Preparação dos pais e pretendentes à adoção”.

Também na sexta-feira (25), haverá o Seminário de Direitos Humanos e Direito da Infância e Adolescência, com um ciclo de palestras, em que serão abordados os temas: “As alterações do ECA pela Lei nº 13.509/2017”, pelo juiz Adhailton Lacet; e “Medidas Socioeducativas”, pela juíza Antonieta Lúcia Maroja Arcoverde Nóbrega, da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Capital. O evento está programado para acontecer às 9h, na sede da Defensoria Pública, e será destinado aos defensores públicos e convidados.

No mesmo dia, às 11h, no Shopping Tambiá, haverá distribuição de panfletos sobre Adoção e apresentação musical do Grupo Madeiras, formado por crianças e adolescentes.

As atividades serão encerradas no dia 29, na Comarca de Caaporã, com palestra educativa, proferida pelo magistrado Adhailton Lacet e pela assistente social da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, Nataly de Sousa Pinheiro, sobre “Direitos, deveres e responsabilidade da família na educação doméstica”. O evento é direcionado a alunos, pais e equipe pedagógica das unidades de ensino do município e ocorrerá às 9h, no auditório da Secretaria de Educação.

No âmbito do Poder Judiciário estadual, a ênfase ao tema Adoção foi iniciada no dia 24 de março, com o lançamento da Campanha “Não resista ao amor. Adote” do Tribunal de Justiça da Paraíba em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. Desde então, foram divulgados três vídeos sobre a temática, nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria