Ciclo sobre cinema francófono destaca questões raciais

Em continuidade ao ciclo de exibições do projeto de extensão “Cinema francófono: estética, poder e relações interculturais”, a sessão desta segunda-feira (28), às 16h, no Cine Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB) apresenta os filmes: “Panteras Negras” (Black Panthers, França, 1968) da diretora belga radicada na França, Agnès Varda e “Eu, um negro” (Moi, um noir, França, 1958) do diretor Jean Rouch, considerado o pai da etnoficção. Contribuem para o debate dos temas abordados pelas obras a cineasta paraibana e ativista Carine Fiúza, o historiador africanista Elio Chaves Flores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas e do Programa de Pós-Graduação em História (NEABI/PPGH/UFPB) e o crítico, curador, pesquisador e professor Heitor Augusto (SP). O debate será mediado por Gabriele Lucena, estudante de Ciências Sociais da UFPB.

Lançado no dia 7 deste mês, o projeto vem viabilizando sessões de cinema seguidas de debates com pesquisadores, cineastas e ativistas. Neste mês, por ocasião do cinquentenário do Maio de 68, os filmes e discussões privilegiam este icônico acontecimento. Associadamente ocorrem reuniões do grupo de leitura, objetivando municiar a recepção dos filmes da mostra com discussões teóricas, pensando também associações com acontecimentos e fenômenos da atualidade – a próxima sessão de leitura, que acontece nesta terça-feira (29), reflete sobre cinema e antropologia e suas interfaces entre o ficcional e o documental. O encontro será facilitado pelos pesquisadores André Dib e Juliana Crelier.

O Projeto de Extensão "Estética, poder e relações interculturais no cinema francófono" é realizado pelo Grupo de Estudos em Estética, Técnica e Sociedade do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e o Departamento de Mediações Interculturais da UFPB, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais, Idioma sem Fronteiras, Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, Cinemateca da França/Embaixada da França / InstitutFrançais e Alliance Française. A entrada é gratuita.

Ainda seguem abertas as inscrições das duas atividades do projeto tanto para membros internos quanto externos à UFPB e podem ser feitas pelo endereço: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf. O link também dá acesso a informações sobre as programações das duas atividades.

PROGRAMAÇÃO DE MAIO

SEGUNDA, 28 DE MAIO, 16h

Título: Black Panthers / Os Panteras Negras

França, 1968, 28', cor, 35mm

Direção: AgnèsVarda

Sinopse: Em homenagem aos 90 anos da  pioneira da Nouvelle Vague, AgnèsVarda. No verão de 1968, os Panteras Negras de Oakland (Califórnia) organizaram vários debates de conscientização em torno do processo de um de seus líderes, Huey Newton. Eles queriam – e conseguiram – chamar a atenção dos americanos e mobilizar as consciências durante esse processo político. Neste sentido, deve-se realmente datar este documento: 1968.

Título: Moi, unnoir / Eu, um negro

França, 1958, 80', cor, 35mm

Direção: Jean Rouch

Sinopse: Uma semana da vida de jovens nigerianos que chegam à capital da Costa do Marfim em busca de trabalho. O herói, que conta sua própria história, se autodenomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano. Da mesma forma, seus amigos escolhem pseudônimos para simbolizar uma personalidade ideal. Eles realizam trabalhos servis como estivadores, carregando sacos e suprimentos úteis para a Europa. À noite, bebem suas mágoas em bares enquanto sonham com vidas idealizadas. Cada dia é introduzido por uma narração de Jean Rouch, considerado o pai da etnoficção.

Mais informações pelo correio eletrônico: gets.dcsufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria