No ano de comemoração do 110º aniversário da imigração japonesa, a editora Prismas lança o livro “Dragão Confabulando” sobre a música nipônica transterritorial. A autora é professora do Departamento de Educação Musical e líder do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos (Labeet) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve a linha de pesquisa “Sons e Territorialidades e o Projeto Cultura Oriental”.
O lançamento do livro será no dia 16 deste mês, às 19h, na sede sociocultural da ADUF-PB, em João Pessoa. Também haverá lançamentos em Campinas, São Paulo, Salvador e Recife.
A ilustração da capa é de Flávio Vieira Barros. A jornalista e historiadora Célia Oi apresenta o livro: “tese defendida em 2004 [na UFBA], ela detalha diferentes aspectos [...]. De um lado, o instrumento musical, [...] as escolas e os compositores. De outro, as circunstâncias históricas e socioculturais dos grupos musicais nipobrasileiros (todos de São Paulo), enfocando os praticantes da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, o grupo Miwakai e a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa” (2009).
A compositora e etnomusicóloga Kilza Setti (2009) prefacia o livro: “Não será exagero destacar a importância e o pioneirismo de seu trabalho. Cabe ainda ressaltar [...] a abundância de dados e a exatidão com que são apresentados, além do envolvimento e compromisso com disciplinas afins, como Antropologia, Sociologia, Organologia, História Antiga e Contemporânea do Japão. Atenção a questões, como políticas de imigração, e seus problemas imanentes: preconceitos, posturas discriminatórias, buscas de construção e restauração de identidade, na terra de adoção. Todas essas questões estiveram presentes, sempre subjacentes a uma experiência de constante diálogo com as comunidades nikkei do Brasil e suas atividades musicais”.
Mais informações sobre o livro na página: www.ccta.ufpb.br/labeet, onde se encontram arquivos complementares da tese original.
Para aquisição do livro acesse: http://editoraprismas.com.br/musica-para-koto-historias-do-dragao-confabulando.