Projeto sobre redução de danos da UFPB é avaliado como prática inovadora pelo Ministério da Saúde

O projeto de extensão “Redução de danos como estratégia de atenção e cuidado integral em saúde: políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional”, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi um dos 15 selecionados como prática inovadora, pelo Ministério da Saúde, entre 251 de todo país, através do Edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde. O resultado foi divulgado no dia 23 de maio.

Esses projetos, considerados como experiências exitosas e de excelência, receberão certificado de reconhecimento, serão sistematizadas e publicadas na série técnica Navegador SUS, produzida pela unidade de serviços de saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil (OPAS/OMS Brasil). O objetivo da publicação é apresentar aspectos práticos de implementação das redes de atenção, com base na Atenção Primária em Saúde (APS), para divulgação pelos veículos de comunicação do governo federal, no Portal da Inovação na Gestão do SUS e em páginas eletrônicas de instituições parceiras.

A seleção dos projetos foi realizada em três etapas, uma delas com visita in loco, por comissão de avaliação integrada por representantes da OPAS e do Ministério da Saúde. As 15 experiências versaram sobre integração ensino-serviço-comunidade, educação e práticas interprofissionais ou sobre a gestão da Política de Educação Permanente em Saúde, e foram escolhidas por serem as que mais potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

O Laboratório de Inovação em Educação na Saúde foi lançado, em setembro do ano passado, para mapear as práticas de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas por todos aqueles que participam do SUS, a fim de melhorar os processos de trabalho. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), com a OPAS.

Mais de mil instruídos

Somente em 2017, o projeto de extensão da UFPB sobre redução de danos associados ao consumo de álcool e de outras drogas instruiu mais de mil pessoas, através de um curso de aperfeiçoamento, de intervenções na Grande João Pessoa e de aulas abertas para a comunidade universitária.

Contemplado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex/UFPB) e coordenado pelos professores Ana Suerda Leal e José da Paz Alvarenga, do Departamento de Enfermagem Clínica, o curso de aperfeiçoamento em Política Nacional de Redução de Danos, que teve início em 7 de agosto e foi concluído em 11 de dezembro, com certificação do NESC, capacitou 38 profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial, na Atenção Básica em Saúde, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) dos municípios de João Pessoa, Bayeux, Conde Cruz do Espírito Santo e Santa Rita.

Neste primeiro ano de execução do projeto, também foram realizadas intervenções no bairro Mandacaru e na comunidade São Rafael do bairro Castelo Branco em João Pessoa, na comunidade de São Geraldo em Bayeux e na comunidade de Nossa Senhora das Neves no município do Conde. Ao todo, cerca de 600 pessoas foram orientadas, de modo lúdico, acerca da redução de danos decorrentes do uso de drogas.

Nessas ações, direcionadas majoritariamente sob a perspectiva da arte e da cultura, um dos principais parceiros do projeto foi o Movimento Hip Hop de João Pessoa, que realizou apresentações musicais, de dança e de produção de desenhos com enfoque na promoção da saúde e na prevenção. Além disso, nos eventos foram ofertados serviços como aurículoterapia e oficinas de teatro, de dança e de música.

Em 2017, também foram promovidas quatro aulas abertas para a comunidade acadêmica da UFPB. Mais de 400 ouvintes tiveram a chance de ampliar seus conhecimentos sobre a temática, por meio de palestras e de debates. As atividades deste ano serão lançadas no dia 25 de junho, provavelmente no Auditório da Reitoria da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

ACS | Pedro Paz