UFPB eleva a quantidade de bolsas para licenciaturas em 2018

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve 695 bolsas aprovadas para os cursos de licenciatura pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2018. Desse total, 456 bolsas foram obtidas por meio do edital do novo Programa de Residência Pedagógica e as 239 restantes pelo edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ambos publicados em março.

São 149 bolsas a mais na comparação com 2017, ampliando oportunidades, aos estudantes, de anteciparem o vínculo com as salas de aula da rede pública de ensino, nos quatro primeiros períodos do curso, por intermédio do Pibid, e de se inserirem em escolas de educação básica, a partir da segunda metade do curso, através da residência pedagógica.

Segundo a pró-reitora de graduação Ariane Sá, todas as propostas da UFPB para o Programa de Residência Pedagógica foram contempladas e irão beneficiar estudantes de 19 cursos de licenciatura. Já as proposições da instituição para o Pibid tiveram 45% de aprovação e serão destinadas a alunos de 22 cursos.

“O governo federal não tinha pretensão de dar continuidade ao Pibid. Mas, houve grande mobilização de alunos e de coordenadores de cursos, liderada pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid), com apoio de reitorias, pró-reitorias e de alguns parlamentares para que não o interrompesse”, conta a pró-reitora.

Os impactos positivos na formação inicial e continuada de professores, na melhoria dos cursos de licenciatura e na otimização do processo ensino-aprendizagem nas escolas envolvidas garantiram o envolvimento de gestores, professores e estudantes na causa, em nível nacional.

Para Ariane Sá, conseguir 695 bolsas através desses dois editais é um resultado bastante satisfatório porque a concorrência foi elevada e exigia qualidade nas propostas e produção acadêmica relevante dos professores.

“Nossos docentes estão de parabéns e esperamos que os estudantes possam qualificar sua formação com a experiência que os programas proporcionam. Continuaremos nos esforçando para atender a todos os projetos apresentados pela UFPB à Capes”, completa a gestora.

Incremento

A Capes publicou editais para o Pibid em 2007, 2009, 2011 e 2013. A UFPB participou de todos. Na seleção de 2013, a universidade foi contemplada com 546 bolsas, para estudantes de 20 licenciaturas, com validade até fevereiro deste ano.

Agora, em 2018, a queda considerável para 239 bolsas concedidas pelo Pibid foi compensada pelas 456 bolsas conquistadas no edital do Programa Residência Pedagógica. Além disso, o bom desempenho na participação da UFPB nos editais proporcionou aumento na quantidade de bolsas em relação às ofertadas no ano passado.

ACS | Pedro Paz