Seguem abertas as inscrições para o VII Encontro de Educação e Visualidade

Continuam disponíveis, através do preenchimento deste formulário, as inscrições gratuitas para o VII Encontro de Educação e Visualidade, a ser realizado nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) do CE/UFPB, o evento terá como tema "Discursos e práticas sobre o uso da imagem visual na educação popular”, que será discutido em mesas redondas e rodas de conversa.

A conferência de abertura, na manhã do dia 14 de junho, traz o professor do Departamento de Comunicação da UFPB Matheus José Pessoa para tratar das práticas educomunicativas com fotografia em espaços escolares e também o pesquisador Marcos Angelus Miranda para falar sobre a perspectiva enunciativa da educação popular. À tarde, os inscritos participarão de rodas de conversa sobre educação e visualidade.

No dia 15, mesas redondas, pela manhã, debaterão as contribuições do filósofo brasileiro Paulo Freire para o estudo da imagem visual e da educação popular, e o humor gráfico no discurso da educação popular. Além disso, também serão apresentadas as pesquisas do GPEJA que estão em andamento. No período da tarde, haverá rodas de conversa.

De acordo com o professor Erenildo João Carlos, organizador do evento desde a primeira edição, o encontro tem os objetivos de dialogar sobre a relação entre a cultura visual e a educação do olhar; propiciar a interlocução entre educadores e outros profissionais interessados na reflexão e pesquisa sobre o ensino com a imagem; e conferir visibilidade a saberes e práticas pedagógicas que tenham foco na importância da educação e da aprendizagem visual na sociedade da imagem.

O docente informa, ainda, que não é mais possível submeter trabalhos para apresentação. O prazo para envio de resumos terminou em 30 de abril. Os trabalhos completos dos aprovados devem ser encaminhados até o dia 8 de junho.

Confira, a seguir, a programação completa do Encontro.

14 de Junho de 2018

CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 09:00 às 12:00 horas

Temática 1: Práticas Educomunicativas com Fotografia: experiências no espaço escolar

Conferencista: Matheus José Pessoa de Andrade - Mestre em Linguística e Língua Portuguesa e Graduado em Comunicação Social - Radialismo. Professor efetivo do Departamento de Comunicação da UFPB.

Temática 2: Pespectiva Enunciativa da Educação Popular

Conferencista: Marcos Angelus Miranda de Alcantara. Doutor e Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia (UFPB).

Coordenador: Anibal de Menezes Maciel. Doutor e mestre em educação (UFPB); bacharel (UFCG) e licenciado (UEPB) em Matemática. Professor efetivo da UEPB.

RODAS DE CONVERSA - 14:00 às 17:00 horas

Roda 1 - Educação e visualidade: o desenho e a pintura

Roda 2 - Educação e visualidade: a fotografia e o cinema

Roda 3 - Educação e visualidade: a televisão e o vídeo

Roda 4 - Educação e visualidade: a publicidade e a internet

15 de Junho de 2018

Mesa 1 - 08:30 às 10:00 horas

Temática geral: Educação Popular e Visualidade

Temática 1: Imagem Visual e Educação Popular: contribuições freireanas

Palestrante: Erenildo João Carlos. Pedagogo, doutor e mestre em educação. Professor efetivo da Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da UFPB.

Temática 2: O Humor Gráfico como Constituinte do Discurso da Educação Popular

Palestrante: Raíssa Regina Silva Coutinho. Pedagoga, mestre e doutoranda em educação (UFPB). Foi professora substituta da UEPB (Guarabira).

Coordenadora: Maria do Rosário Gomes Germano. Doutoranda em educação (UFPB), mestra em ciências da sociedade (UEPB) e licenciada em Pedagogia (UFPB). Professora efetiva do Curso de Pedagogia da UEPB.

Mesa 2 - 10:15 às 11:30 horas

Pesquisas em andamento do GEPEJA

O discurso do ensino de fotografia nos cursos de jornalismo do Brasil - Agda Patrícia Pontes de Aquino

A ordem do discurso da educação do campo no Programa Nacional do Livro Didático - Maria Aparecida Vieira de Melo

O discurso do uso pedagógico da imagem virtual na escola - Maria do Rosário Gomes Germano

O discurso sobre o uso do desenho de humor na educação popular - Raissa Regina Silva Coutinho

A ordem do discurso da imagem visual na educação de jovens e adultos - Maria Lúcia Gomes da Silva

Coordenadora: Maria Aparecida Vieira de Melo. Doutoranda em Educação (UFPB), mestra em educação, cultura e identidades (UFRPE/FUNDAJ) e licenciada em Pedagogia (UFRPE). Professora da UFPE.

RODAS DE CONVERSA - 14:00 às 16:00 horas

Roda 1 - Educação e visualidade: o desenho e a pintura