Circuito Penedo de Cinema inscreve filmes de curta-metragem

Estudantes, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem inscrever, até o dia 23 de julho, filmes de curta-metragem para o 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, integrante do Circuito Penedo de Cinema. As produções podem ser inscritas gratuitamente. O circuito também tem mais duas mostras competitivas: o 11º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo e a 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

O processo de inscrição é online, por meio da plataforma Festhome ou pelo site do evento. De acordo com o edital, disponível nos dois endereços, os proponentes devem ser diretores ou produtores e os filmes podem ter até 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e devem ter sido produzidos a partir de 2016. As produções selecionadas concorrerão a R$ 41 mil em premiação.

Outros critérios devem ser seguidos. Para o Festival de Cinema Universitário de Alagoas, os proponentes podem ser estudantes matriculados ou egressos, professores ou técnico-administrativos de Instituições de Ensino Superior (IES) ou de Escolas Técnicas de Cinema e Audiovisual do País. Com relação à Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, o edital prevê que os filmes inscritos tratem de temas relacionados ao meio ambiente, podendo abordar questões dos ambientes natural ou antrópico, ou seja, aquele modificado pela ação humana. Já para o Festival do Cinema Brasileiro de Penedo não há nenhuma restrição para inscrever os curtas-metragens.

“Festivais têm um grande um espaço para veicular a produção nacional de curta-metragem e estimular a formação de público, além de promover um encontro de realizadores e de eles receberem um feedback do público sobre os filmes produzidos”, destacou Sérgio Onofre Araújo, coordenador-geral do Circuito, ao reforçar a importância de um evento nacional de cinema em Alagoas.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema ocorrerá de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2018. no município de Penedo (AL). O evento é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria