UFPB realiza seminário de divulgação do Prêmio ODS

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu seminário de lançamento e divulgação do I Prêmio ODS Brasil, na manhã de 5 de junho, no auditório da reitoria, localizado no campus I, em João Pessoa. Os seminários de divulgação ocorrem em todo o País para esclarecer empresas, ONGs, órgãos de governo e instituições de ensino sobre como participar. O prêmio é uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de incentivar o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU em todo o território nacional.

Compuseram a mesa do evento, presidida pela reitora Margareth Diniz, o assessor da Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, Luiz Montenegro; o representante da Secretaria de Articulação Nacional, Laurêncio João Korbes; a secretária executiva da gestão pedagógica da Secretaria de Educação da Paraíba, Roseani Marinho Ribeiro; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes; o diretor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Stranz; a representante da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Denise Gadelha; e a representante das Organizações sem Fins Lucrativos, Maristela Nóbrega. Esteve presente, ainda, a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Inalda Béder.

Em seu discurso, a reitora lembrou que a UFPB foi a primeira universidade federal brasileira a celebrar termo de cooperação com o PNUD para a promoção da Agenda 2030, em fevereiro do ano passado. Essa Agenda foi definida em setembro de 2015, por 193 líderes mundiais reunidos na sede da ONU, em Nova York, como um plano global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até o ano de 2030, por meio de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Margareth Diniz relatou que a UFPB está articulando um banco de dados das suas ações relacionadas à Agenda 2030. "Está em gestação na nossa instituição, o macroprojeto Pesquisa e Extensão na Universidade Federal da Paraíba: mapeando a redução para difusão e implementação dos ODS, com o qual se pretende esquematizar os projetos em desenvolvimento na UFPB e transformá-los em informação, a ser utilizada para contribuir com a implementação dos ODS no Estado, no Nordeste e no Brasil", disse a reitora a uma plateia repleta de participantes e representantes de organizações interessadas em inscrever suas experiências na premiação.

Prêmio ODS Brasil

O Prêmio ODS Brasil foi lançado oficialmente em Brasília, no início de maio, com a finalidade de criar de um banco de boas práticas que servirá de referência para a disseminação da Agenda 2030. A ideia é mobilizar os diversos segmentos da sociedade civil e de governos para a implementação dos 17 ODS da agenda no Brasil.

O prêmio é dividido em quatro categorias de participantes: governos (administração direta ou indireta dos estados e municípios), organizações com fins lucrativos (empresas privadas); organizações sem fins lucrativos (ONGs, institutos e outras) e Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão (públicas e particulares). Cada entidade poderá inscrever até três práticas em sua categoria. O prazo para encerra-se em 29 de junho.

As práticas devem ter foco nas áreas que perpassam os 17 ODS; ter, pelo menos, um ano de existência até 1º de maio de 2018; e possuir resultados mensurados, entre outros critérios dispostos em regulamento. Para inscrever, é preciso preencher o formulário de apresentação e anexá-lo, junto com o comprovante do CNPJ ativo da entidade, ao requerimento online. Todo o procedimento está explicado no Guia de Apresentação da Prática ao Prêmio ODS Brasil.

Para mais informações, o Observatório ODS - UFPB atende pelo telefone (83) 99127-0358 e pelo e-mail: observatorioods@gmail.com.

ACS | Rita Ferreira, com fotografias de Lis Lemos.