OSUFPB faz concerto comemorativo dos 15 anos do COMPOMUS

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) apresenta, nesta sexta-feira (8), concerto comemorativo dos 15 anos do Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS). A apresentação será às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I, em João Pessoa, e contempla obras de vários compositores ligados a este Laboratório. A entrada é gratuita e recomendável para todas as idades.

O concerto faz parte da série Kaplan, que homenageia esse maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa como sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. Inspirado no professor, que já pertenceu ao Departamento de Música da UFPB, o espetáculo reunirá obras de dez compositores ligados ao COMPOMUS, exaltando um largo espectro estético, o que caracteriza o Laboratório de Composição Musical como um projeto que estimula a pesquisa no campo da criação na seara da música.

Nesses quinze anos de existência, o COMPOMUS movimentou pesquisas e muitos eventos que levaram ao público as amplas possibilidades de se trabalhar com os fundamentos da composição musical, envolvendo dezenas de compositores ligados aos Departamentos de Música e de Educação Musical da UFPB.

Além dos músicos da OSUFPB, que tem 21 integrantes, todos de cordas, o concerto conta com convidados, que tocarão como solistas ou em participações especiais.

No repertório, tem obras de Eli-Eri Moura, Wilson Guerreiro, Wander Vieira, Ticiano Rocha, Marcílio Onofre, Jorge Ribbas, Tom K, Orlando Alves, Arimateia de Melo e do próprio José Alberto Kaplan. A regência é do maestro Carlos Anísio.

COMPOMUS

Idealizado pelo compositor Eli-Eri Moura, o Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS) foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2003, vinculado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB). Primeiro da espécie no Estado da Paraíba, o COMPOMUS representa a implementação da área de composição na UFPB. Dele participam o Departamento de Música, o Departamento de Educação Musical e a Coordenação de Extensão Cultural (COEX).

O COMPOMUS une esforços de um grupo de compositores-professores da UFPB que, desde a década de 1980, tem desenvolvido, individual ou coletivamente, pesquisas referentes à compreensão, documentação e divulgação da música brasileira.

OSUFPB

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) é um equipamento cultural ligado aos departamentos de Música e de Educação Musical do CCTA/UFPB. A OSUFPB tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia junto ao público pessoense. Atualmente conta com 21 músicos fixos - todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Wander Vieira: AMA para orquestra de cordas

Eli-Eri Moura: A VELEDICTION: FORBIDDING MOURNING para barítono, flauta doce e orquestra de cordas

Barítono: Micherlon Franca

Flauta doce: Eli-Eri Moura