Curso de Libras será ministrado para docentes e servidores

Os interessados em participar devem enviar e-mail com o nome, o departamento onde trabalha a função que ocupa, e os turnos disponíveis até dia 02 de abril

Com duração de 120 horas, mas ainda sem data definida para iniciar, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da professora Sandra Santiago, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), irá ministrar um Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), preferencialmente para servidores e docentes que estejam diretamente relacionados aos alunos.

“De acordo com o Plano Nacional de Educação e as demais legislações referentes ao processo educacional do aluno surdo, há uma orientação no sentido de capacitar a comunidade acadêmica para que a mesma consiga se comunicar com esse aluno. Nesse sentido, a Progep ofereceu um curso de libras para os servidores da UFPB no ano passado e este ano a proposta está sendo refeita com um enfoque na capacitação docente. Entretanto, há possibilidade de abrir vagas para os servidores que tenham interesse”, revelou Andreza Aparecida Polia, professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional, do Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), vice-coordenadora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional e Coordenadora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).

Inscrições

Quem estiver interessado em participar do Curso de Libras deve enviar um e-mail para andrezapolia@hotmail.com, com o nome, o departamento onde trabalha , a função que ocupa, e os turnos disponíveis ( períodos de horário e dias da semana) até dia 02 de abril.

Nesse momento, disse ela, estamos verificando a quantidade de pessoas interessadas e suas disponibilidades de horários, para que desse modo seja possível criar uma turma . Caso seja necessário , se houver um número muito grande de inscritos, há a possibilidade de se criar mais de uma turma, afirmou.

Na avaliação da professora Andreza Polia, o que se observa no cotidiano, é que cada vez mais, os alunos com deficiência, incluindo a deficiência auditiva, têm chegado à universidade. Nesse ano de 2012 recebemos 42 alunos com deficiência (todos os tipos) e a comunidade acadêmica deve se preparar para atender as demandas desses alunos. No caso do aluno surdo, geralmente, a comunicação se faz através da LIBRAS, o que torna imprescindível que nós (professores, alunos, servidores, etc) nos habilitemos nessa outra forma de se comunicar.

A entrada do aluno com deficiência na Universidade se faz em grande parte por um esforço individual do mesmo, a permanência e a efetiva inclusão do mesmo no decorrer do curso dependem principalmente de nós (comunidade acadêmica), conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 9682-5458 com a professora Andreza Polia.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira