Conferência internacional conclui atividades com debates sobre ataques de tubarão

ImprimirImprimir

A terceira Sharks International Conference, evento científico coordenado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluirá suas atividades nesta sexta, 8 de junho, no Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa. Desde o dia 3, cerca de 440 doutores, mestres, especialistas e estudantes de 50 países têm se dedicado aos elasmobrânquios - subclasse de peixes, que inclui tubarões, raias e quimeras - em palestras, minicursos, apresentações, painéis e reuniões.

 

O dia de encerramento será focado na gestão e conservação de tubarões, iniciando-se às 8h30, com a plenária “Pesca e Comércio de Tubarões: prioridades de pesquisa em áreas subnotificadas”, conduzida por Rima Jabado, pesquisadora da Universidade dos Emirados Árabes, seguida de sessões orais sobre o tema.

 

O simpósio “Ataque de tubarão e sua mitigação” abre o período da tarde, organizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), com palestra de Geremy Cliff, cientista da África do Sul, membro do Conselho de KwaZulu-Natal, que atua na prevenção de ataques a banhistas. Na sequência, haverá mais sessões orais sobre gestão, turismo e mitigação de ataques.

 

A partir das 17h15, terá início a cerimônia de encerramento do evento, com entrega de prêmios para os melhores trabalhos apresentados. Na ocasião, também será realizado um tributo aos convidados de honra, leilão e anúncio da sede do próximo Sharks International.

 

Sobre o evento

“A desmistificação dos tubarões com base no conhecimento científico é uma prioridade, porém ainda há muito que aprender sobre o seu comportamento. Avanços nessa área certamente contribuirão para diminuir os acidentes com seres humanos”, explica o professor Ricardo Rosa, atento aos dois ataques que ocorreram nos últimos 50 dias, no estado vizinho de Pernambuco. Ele é vinculado ao Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da UFPB e preside a comissão organizadora da edição brasileira da conferência.

 

Professores, estudantes e técnico-administrativos do DCE, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da universidade participaram da organização da conferência, que teve atividades ministradas também no campus I da UFPB.

 

Três grupos científicos dedicados à pesquisa e conservação dos elasmobrânquios uniram-se para a realização da III Sharks International Conference: a Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), a American Elasmobranch Society (AES) e a Fundação Squalus, da Colômbia. As cidades que já receberam o encontro foram Cairns (Austrália, em 2010) e Durban (África do Sul, em 2014).

 

 

Fonte: 
ACS | Pedro Paz
Compartilhar: