Simpósios de História das Religiões recebem submissões e propostas até esta terça, 12

O 3º Simpósio Internacional e o 16º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) recebem propostas de apresentação em Grupos de Trabalho (GTs), nas modalidades oral ou pôster, até amanhã, 12 de junho. O lembrete parte do professor Carlos André Cavalcanti, do Departamento de Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que coordenará o GT “Diversidade Religiosa e Laicidade no Ensino (não) Religioso, Ciências e História da(s) Religião(ões)”.

Cavalcanti informa, ainda, que amanhã também é a data-limite para apresentação de propostas de minicursos, oficinas, monitoria, lançamento de publicações, atividades artísticas, contribuições para o concurso de fotografias, de apoios e parcerias e de estandes de editoras e afins. As inscrições das propostas devem ser feitas conforme normas e formulários disponíveis neste link.

Já as inscrições como ouvinte e para participação em minicursos e oficinas poderão ser feitas pelos interessados a partir de 15 de julho. Serão conferidos certificados.

Os simpósios são gratuitos, abertos à comunidade, inclusive não acadêmica, e ocorrerão de 14 a 18 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O tema dessa edição será “Política, Religião e Diversidades: Educação e Espaço Público”.

A escolha do tema pela organização tem o objetivo de fomentar diálogos que respeitem diversidades, elementos centrais dos processos de formação educacional e humana, opondo-se ao sucateamento do ensino, público e particular, e à censura e perseguições político-ideológicas a docentes e estudantes, e posicionando-se em favor da liberdade de pesquisa, docência, extensão e da análise crítica e sensível da sociedade.

Como conferencista confirmado, o evento receberá o professor Tim Jensen (University of Southern Denmark), que é presidente da International Association for the History of Religions (IAHR). Ele tratará das relações entre religião e educação.

Mais informações estão disponíveis em goo.gl/nTLXkL.

ACS | Rita Ferreira