AAI/UFPB abre inscrições ao Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas 2018

A Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou hoje, 12, o edital de abertura da seleção para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Santander Ibero-Americanas 2018.

Serão concedidas seis bolsas-auxílio a estudantes de graduação da UFPB, no valor equivalente a € 3.000, para a realização de intercâmbio de um semestre em uma das 24 instituições de ensino superior parceiras, loalizadas na Argentina, Colômbia, Espanha, México, Peru e em Portugal.

As inscrições seguem abertas até 31 de julho e devem ser efetuadas mediante processo eletrônico, via Sipac, originado pelas coordenações dos cursos dos candidatos, contendo os documentos relacionados no edital. Entre eles, exige-se o plano dos estudos a serem desenvolvidos na universidade anfitriã, devidamente aprovado pelo colegiado ou coordenador do curso.

Para participar é preciso cumprir requisitos, tais como: ter, pelo menos, 18 anos de idade; ter cumprido entre 40% e 80% da carga horária total da graduação; e apresentar (até setembro) comprovação de conhecimento do idioma local da instituição para a qual pretende se deslocar.

Os inscritos concorrerão por Centro de Ensino, sendo selecionado apenas aquele que apresentar o maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) - que deverá ser igual ou superior a 8.

Os interessados em participar da seleção encontram o edital, o formulário de inscrições e o modelo do plano de estudos neste link.

O resultado final será liberado até 24 de agosto e os selecionados terão o prazo de novembro de 2018 a dezembro de 2019 para usufruto da bolsa.

Santander Mundi

A AAI/UFPB também divulgou a relação da inscrições deferidas no processo de concessão de duas bolsas, no valor correspondente a € 4.000, do programa de mobilidade internacional Santander Mundi 2018. Foram aceitas as inscrições de 23 estudantes de graduação e de seis de pós-graduação da universidade. A seleção baseou-se no CRA.

Os candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas podem ingressar com pedido de reconsideração até 22 de junho, exclusivamente por meio da abertura de processo eletrônico na coordenação de seu curso e encaminhado à AAI/UFPB.

ACS | Rita Ferreira