Bandas de música fazem apresentações no Campus I

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza mais uma apresentação musical no Campus I. “A Banda de Música na Academia - UFPB” desta vez faz apresentação nesta terça-feira (19), às 19h, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

Participam as bandas: Banda Sinfônica José Siqueira-UFPB, Banda Marcial Estadual José do Patrocínio e Banda IMATEC (Instituto de Música e Artes Eliton Chaves), com regência de José de Arimateia (TEINHA) e Eliton Chaves.

A Banda Marcial Estadual José do Patrocínio pertence à escola homônima de Ensino Fundamental e Médio da rede estadual e se localiza no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa. Fundada em fevereiro de 2014, a Banda Marcial José do Patrocínio, sob a regência de Eliton Chaves, já vem desenvolvendo intensa atividade, o que inclui, por exemplo, apresentações em escolas e em desfiles cívicos.

O IMATEC, Instituto de Música e Artes Eliton Chaves, foi criado em 10 de maio de 2013 pelo músico e regente de banda Eliton Chaves com o intuito de trazer jovens para a cultura. O instituto tem oficinas de dança, grafite e música, tudo em volta das artes, e os trabalhos são oferecidos gratuitamente e conta com a ajuda de colaboradores.

Banda Sinfônica José Siqueira foi criada em 1986 no departamento de música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica. Coordenador e regente titular desde a sua fundação é o professor Sandoval Moreno de Oliveira.

José de Arimatéia Formiga Veríssimo, conhecido por Teinha, nasceu em 1965, no Município de Pombal, e começou seus estudos musicais com o próprio avô, o maestro Eliseu Veríssimo de Sousa. Bacharel em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Paraíba (1985) e Mestre em Música (clarinete) pela Universidade Federal da Bahia (2005), Teínha foi membro fundador e coordenador dos grupos JPSax e Orquestra Sanhauá. Atualmente, é professor de clarinete e saxofone da UFPB e o principal clarinetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

Desenvolvido pelo Departamento de Música e Educação Musical do CCTA/UFPB, com apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), o Projeto “A Banda de Música na Academia-UFPB” é formado por integrantes de bandas musicais do estado da Paraíba. De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandoval Moreno, o objetivo é promover os artistas e seus trabalhos musicais, através de apresentações gratuitas para a comunidade universitária.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria