Centro de Educação vai sediar Seminário Universitas/BR 2012

Evento pretende reunir pesquisadores, professores e estudantes, no período de 9 a 11 de maio, para debater políticas de educação superior

Já estão abertas as inscrições para o XX Seminário Nacional Universitas 2012 que será realizado de 9 a 11 de maio, no Auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. O objetivo é reunir investigadores, docentes e discentes interessados na temática do Projeto Integrado “Políticas de educação superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social”. O evento é coordenado pela professora Edineide Jezine, do Departamento de Metodologia da Educação do CE.

O XX Seminário Nacional Universitas se caracteriza como a oportunidade de agregar investigadores, graduandos e pós-graduandos em torno da temática da Educação Superior em seus desafios de acesso e igualdade social. A apresentação dos resultados de pesquisas, por parte dos investigadores que compõem a Rede Universitas/BR fomentará o debate científico na condução do campo teórico e metodológico das investigações na área, bem como no fortalecimento da rede e dos programas de pós-graduação.

A rede conta com investigadores de diversos Estados brasileiros, com projetos financiados pelas agências de fomento do país, com relevante produção na área, resultantes das investigações realizadas em conjunto durante cerca de 20 anos.

A Universitas/Br consolida uma rede acadêmica para a pesquisa e a interlocução entre pares que têm em comum a área de conhecimento em educação superior. Ela congrega pesquisadores do GT Política de Educação Superior/Anped e tem como um dos seus objetivos no momento o desenvolvimento da pesquisa “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB”.

São oito os eixos dos trabalhos:

Eixo 1 - Financiamento da educação superior

Eixo 2 - Educação superior e a gestão do ensino, pesquisa e extensão

Eixo 3 - Avaliação da educação superior: regulação e emancipação

Eixo 4 - Educação superior e trabalho docente

Eixo 5 - Acesso e permanência na educação superior

Eixo 6 - Produção do conhecimento na expansão da educação superior

Eixo 7 - Formação de professores, diretrizes curriculares e educação superior

Eixo 8 - Educação superior e educação básica

Contatos pela home page www.universitas2012.com.br, pelo e-mail edjezine@gmail.com ou pelo telefone (83)3216-7444.

Dia 09/05

9h às 18h – Reunião dos sub-grupos da Rede Universitas/BR

19h – Abertura oficial do evento

19h30 - Conferência de Abertura: Educação Superior: Expansão, Acesso e Políticas de igualdade Social. Profa. Dra. Deise Mancebo - (UERJ) Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Expansão da Educação Superior Pós-LDB

Dia 10/05

8h – Mesa 1 – “Financiamento na expansão da educação superior” – Nelson Cardoso do Amaral (UFG); Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)

9h30 – Mesa 2 – “Organização Institucional e Acadêmica na expansão da Educação Superior” - Stella Cecília Duarte Segenreich (PUCRJ); Marília Costa Morosini (PUCRS); Maria Estela Dal’Pai Franco(UFRGS)

11h – Mesa 3 – “Avaliação do acesso na expansão da Educação Superior” - Maria das Graças Medeiros Tavares (UFAL); Stela Maria Meneghel (FURB)

14h – Mesa 4 – “Trabalho docente na expansão da Educação Superior” - Deise Mancebo (UERJ); João dos Reis Silva Júnior (UFSCAR).

15h30 – Mesa 5 – “Acesso e Permanência na expansão da Educação Superior” - Mariluce Bittar (UCDB); Maria do Carmo de Lacerda Peixoto (UFMG).

17h – Mesa 6 – “Produção do Conhecimento na expansão da Educação Superior” - Afrânio Mendes Catani (USP); Regina Maria Michelotto (UFPR)

Dia 11/05

9h às 10h30 – Apresentação de trabalhos