Syracuse University propõe parceria à UFPB na área das Artes

Representantes da Syracuse University - instituição privada de ensino superior sediada em Nova Iorque e que tem quase 150 anos de atividade - reuniram-se, na tarde de 19 de junho, com a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, no campus-sede, em João Pessoa.

A brasileira Elisa Dekaney, reitora associada de pesquisa e internacionalização na área de música da Syracuse, e o professor de teatro Michael Tick, diretor do College of Visual and Performing Arts da instituição, vieram propor parceria nas áreas de cinema, artes plásticas, música e teatro.

Participaram do encontro, os professores da UFPB José Antônio Rodrigues, assessor para assuntos internacionais; Carlos Anísio, chefe do Departamento de Música; e Eduardo Nóbrega, maestro. Pela manhã, Nóbrega acompanhou Elisa e Michael em visita pelo campus para apresentar projetos do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB).

A proposta dos representantes da Syracuse envolveu mobilidade estudantil e docente, para graduação e pós-graduação, além da realização de um festival de cinema conjunto. Elisa Dekaney argumentou que a Syracuse tem interesse em engajar-se na cultura local, diferenciando-se das tradicionais parcerias das universidades norte-americanas com instituições localizadas no eixo Rio-São Paulo.

A reitora declarou interesse na proposta, explanando sobre o processo de internacionalização da instituição e a aptidão da UFPB para a música, o canto e as artes em geral. Sobre a materialização da cooperação, Margareth Diniz informou sobre detalhes contratuais e que, em uma reunião, ocorrida mais cedo, com representantes da Polícia Federal na Paraíba, tratou exatamente de buscar formas de facilitar a emissão de vistos e documentação que colaborações internacionais da UFPB têm demandado.

Além disso, a reitora mencionou a intenção de agilizar o fluxo de validação de diplomas de pós-graduação obtidos no exterior e que buscará, junto às agências de fomento brasileiras, viabilizar recursos para parcerias como essa. Ao final, Margareth Diniz anunciou a criação da Escola de Música da UFPB, que deve ter ordem de serviço expedida em 60 dias.

ACS | Daniel Araújo