Rede Prodema realiza seminário integrador com foco nos ODS

A ciência em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será o tema do XXII Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema, que será realizado, neste ano, de 3 a 6 de setembro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.

O evento, promovido pela rede do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), tem caráter científico, pedagógico e administrativo, com o principal objetivo de discutir os temas das dissertações e teses em andamento nas instituições associadas - UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC. As atividades são voltadas a professores e discentes do programa.

O coordenador do Prodema na UFPB, Reinaldo Lucena, informa que as inscrições foram encerradas. Já o prazo para submissão de trabalhos estará aberto de 1º a 8 de agosto, sendo aceitos resumos expandidos de até 12 páginas, com os respectivos arquivos de apresentação, conforme diretrizes, dentro de nove eixos temáticos. São eles: Análise Geoambiental, Zoneamento e Ecologia da Paisagem; Agroecologia, Aquicultura, Agricultura Familiar e Agronegócio; Educação e Epistemologia Ambiental; Etnobiologia e Etnoconservação; Gestão, Meio Ambiente, Indicadores e Políticas Públicas; Recursos Naturais e Sustentabilidade; Populações Tradicionais e Conflitos Socioambientais; Tecnologias Sociais, Desenvolvimento Sustentável e Turismo; e Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas.

No primeiro dia, a programação inicia às 19 horas, com a solenidade de abertura oficial, seguida de palestra, no Cine Teatro da UFPI. Os dias seguintes serão dedicados às apresentações orais, de manhã, no Centro de Ciêncais da Natureza II (CCN II), e às mesas redondas, à tarde, nos dias 4 e 5, no Auditório do Centro de Tecnologia, que versarão sobre os ODS no Piauí, nas pesquisas da área de Ciências Ambientais, no âmbito dos Recursos Hídricos e na atuação dos órgãos ambientais. No encerramento, dia 6, o período da tarde será destinado às reuniões dos coordenadores do Prodema e também dos estudantes.

ACS | Rita Ferreira