O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completa uma década de existência, com dois dias de extensa programação, que inclui palestras, mesas redondas e minicursos. O evento "10 anos de Engenharia Ambiental UFPB" será realizado em 24 e 25 de julho, no Centro de Tecnologia (CT), ao qual a graduação é vinculada, concentrando atividades no campus I, em João Pessoa.
Docentes, estudantes e profissionais estarão reunidos nessas datas para debater e trocar experiências sobre a engenharia ambiental e seu mercado de trabalho.
As inscrições são gratuitas, abertas a todos interessados e devem ser efetuadas por meio de formulário on-line disponível aqui. No link, também é possível inscrever para os minicursos, até o limite das vagas. O evento, originalmente programado para fim de maio, foi adiado devido à greve nacional dos transportadores rodoviários. Os anteriormente inscritos necessitam realizar novas inscrições.
Programação
Na abertura, o professor Gilson Barbosa Athayde Jr, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deca/CT), falará sobre o curso. Em seguida, palestra magna intitulada “Gestão de Recursos Hídricos em um Mundo em Mudança: clima e sociedade” será ministrada pelo docente Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os demais palestrantes confirmados são o pesquisador Salomão de Sousa Medeiros, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), que tratará sobre o “Reúso de Água e suas Aplicações no Semiárido”; e a gerente Roberta Falcão de Cerqueira Paes, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), sobre a “Gestão Ambiental de Reservatórios”.
Os minicursos serão ministrados pelos docentes João Marcelo Dias Ferreira (Cear/UFPB), abordando “Sistemas Fotovoltáicos: princípios, dimensionamento e aplicações”, e Luciana de Figueiredo Lopes Lucena (ECT/UFRN), com o tema “Da Economia Ambiental à Economia Verde: o olhar econômico sobre o meio ambiente”.
Entre as quatro mesas redondas previstas, uma delas reunirá, sob a mediação do professor Adriano Rolim da Paz (CT/UFPB), cinco egressos do curso, que hoje atuam na Emlur, na Sudema, na empresa Elizabeth, na Cia Docas da Paraíba e na UFPB. As demais mesas trazem os temas da poluição atmosférica e das oportunidades de atuação dos graduados em engenharia ambiental nos setores público e privado. Haverá participação de profissionais da universidade, da Cagepa, do Ibama, Funasa, Sebrae, Elizabeth Cimentos, Consultoria Urbes, SIM Engenharia e da Waste Coleta de Resíduos Hospitalares.
A programação completa pode ser acessada aqui.
Em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea/PB), o evento é promovido pela coordenação do curso e pelo Projeto de Melhoria da Gestão e do Ensino no Curso de Engenharia Ambiental (Proambi/UFPB).