O curso gratuito “Aspectos técnicos da legendagem”, oferecido pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade Comunicacional, vinculado ao Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebe inscrições até esta sexta (20), por meio de formulário on-line disponível neste link.
O curso capacitará os participantes a promoverem inclusão através de legendagem em produções audiovisuais, possibilitando acesso à informação sonora dessas obras para deficientes auditivos e surdos.
De acordo com a proposta, a produção audiovisual é um campo em progresso, inclusive na UFPB e na Paraíba, mas uma boa parte de seus produtos não é pensada com recursos de acessibilidade. Com esse foco, o curso apresentará, em aulas práticas, softwares básicos e de uso livre para o desenvolvimento de legendas adequadas.
As aulas serão ministradas pelo servidor técnico-administrativo Saulo Magnus, de 23 a 27 de julho, das 17 às 19h, no Laboratório de Inclusão Digital, localizado no Bloco B da Central de Aulas do campus-sede, em João Pessoa.
O programa abordará o panorama geral da inclusão social, breve histórico a respeito da legislação sobre acessibilidade comunicacional, aspectos das oralidades e das escrituras, tipos de legendas, os programas Subtitle Workshop e Amara e respectivas ferramentas, transcrição para legenda, parâmetros de legibilidade, sincronia e spotting (marcação).
Metodologicamente, a formação será empreendida por meio de aulas expositivas e práticas, mediante vivência da pessoa com deficiência auditiva, demonstrações do uso dos softwares, análise de diferentes tipos de legendas e atividades a serem realizadas ou retomadas em casa, pelos participantes, com o uso de qualquer computador, com ou sem acesso à internet.