Professor do Centro de Educação lança livro de poesia

ImprimirImprimir

A obra Mais que Palavras de José Ramos Barbosa da Silva relata a importância da educação integral e problemas de saúde vividos por ele

 

Mais que Palavras. Esse é o titulo do livro de poesias que José Ramos Barbosa da Silva, professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação DME/CE) do Campus de João Pessoa, lança nesta sexta-feira (13). A obra possui o selo da Editora Universitária (UFPB).

 

A solenidade de lançamento acontece às 19h no Casarão 34 na Praça Dom Adauto, em frente  a igreja do Carmo, Centro  de João Pessoa.

 

“Neste livro pude viver a liberdade dos poetas, mais livres do que o cientista que vive cercado e se empenha e vende ideias para fragmentos econômicos e políticos; mais livres do que o empenhado em pensar o pensamento” explica o autor.

 

José Barbosa completa: “O Mais que Palavra é um livro livre, de estilo não linear, uma espera, melhor dizendo: uma esperança. Alias, é pura esperança, a de não ser somente palavras, ser mais, muito mais, ser um sentimento. Enfim: poesia.

 

Com 104 páginas, José Barbosa escreve poemas em seções que relatam a importância da educação integral, problemas vividos por ele com doença e faz uma revelação: a vida pode ser poesia.

 

No prefácio da publicação, a escritora Maria Valéria Resende afirma: “Bastou-me uma primeira folheada e a leitura casual de alguns dos poemas deste livro para saber de certeza que são versos do Zezinho, do Zé, do Zé Barbosa, do Professor Dr. José Barbosa da Silva, do poeta José Ramos Barbosa da Silva. Para mim, sempre, primeiro, o Zezinho, que conheço tão bem, desde que ele tinha um palmo de altura a menos do que tem hoje. Do Zé que foi crescendo e se multiplicando, permanecendo e se metamorfoseando, sem jamais enrijercer-se, sem negar o que tem de borboleta – avesso ao pouso definitivo, entregue ao sopro dos ventos, seduzido pela beleza onde quer que ela esteja – sem negar o que lhe resta de lagarta ou de cobra que voa – que se contorce e rasteja, mas outra vez alça voo, reconhece sempre a possível borboleta em si mesmo e em outras lagartas que atravessam o seu caminho”.

 

“Estes poemas, cuja qualidade estritamente literária não pretendo e nem seria capaz de analisar e julgar, revelam, de maneira concisa e direta, sem formalismo nem hermetismo atrás dos quais se escondam ou se amenizem, as contradições que tecem não só a existência do poeta, mas cada um de nós”, relata a escritora.

 

O autor

José Ramos Barbosa da Silva é professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação (DME/CE) da UFPB ensina Didática, Fundamentos e Legislação da Educação de Jovens e Adultos.

 

Dirigiu vários documentários em vídeos que auxiliaram na organização de movimentos populares. Dentre estes: movimentos sindicais, movimentos de mulheres trabalhadoras do brejo paraibano, movimentos da Pastoral da Terra e outros em favor da formação de professores. Autor de vários textos sobre aspectos determinados da Educação de Jovens e Adultos.

 

Contatos pelo telefone (83) 3216-7446 (DME).

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
Compartilhar: