Maestro Lanfranco Marcelletti Jr e contrabaixista Victor Mesquita realizam concerto na UFPB

O maestro e pianista Lanfranco Marcelletti Jr e o contrabaixista convidado Victor Mesquita se apresentam nesta sexta-feira (27), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, do Departamento de Música (Demus) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB), no Campus de João Pessoa. O concerto faz parte da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) e da comemoração dos 40 anos de criação do Demus/UFPB.

Lanfranco Marcelletti Jr é recifense e vem conhecendo grande êxito de crítica e público pelos diversos palcos onde tem se apresentado. Seus compromissos como regente o têm levado a países como Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Suíça, além do Brasil.

No mundo da ópera, seu trabalho também tem sido amplamente reconhecido. Apresentou-se no Rossini Opera Festival (Pesaro, Italia), Vlamsee Opera (Antuerpia & Gent, Bélgica), no Glimmerglass Opera Festival (festival de verão do New York City Opera), Commonwealth Opera (Northampton, USA), Teatro Calderón (Valladolid, Espanha) e na Albany University.

Entre suas premiações e reconhecimentos, estão os primeiros prêmios no “II Concurso para Jovens Regentes da Orquestra Sinfônica do Chile” (1998) e no concurso “Giovanni Solisti di Roma” (piano, 1988), “Regente Revelação do Ano”, concedido pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo (1996), e os prêmios “Eleazar de Carvalho” (1997) e “Dean’s Prize” (1996), ambos concedidos pela Yale University. Em 1992, recebeu, por unanimidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco, um voto de agradecimento pelo seu trabalho na divulgação da música clássica na sua cidade natal. Desde janeiro de 2012, Lanfranco Marcelletti Jr reside no México, onde exerce o cargo de diretor titular da Orquestra Sinfônica de Xalapa.

Nascido em João Pessoa, o solista convidado Victor Mesquita iniciou os estudos do contrabaixo aos 16 anos no curso de extensão do Demus/UFPB, tendo como professor Hector Rossi. Sob sua orientação, concluiu, em 2004, o curso de bacharelado em Música. Fez o mestrado em Performance, também na UFPB, tendo como orientador o doutor Luciano Carneiro. Estudou, também, com o doutor Milton Masciadri na Universidade da Geórgia (EUA).

Foi integrante da Camerata Brasílica e, em 2006, assumiu a função de primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde realizou turnês tocando nas principais salas de concertos do Brasil, além do Festival de Música de Campos do Jordão, e atuou pela primeira vez como solista à frente de uma orquestra sinfônica. Desde 2013, Victor Mesquita é o primeiro contrabaixo da Orquestra Sinfônica da UFPB, passando a integrar, no ano seguinte, o quadro de contrabaixistas da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7123.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral