Evento na UFPB discute o uso da cannabis para fins terapêuticos

A Liga Canábica da Paraíba, em parceria com o projeto de extensão Cannabis Medicinal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove no próximo dia 31, terça-feira, fórum de discussão sobre o uso da cannabis para fins terapêuticos, com o tema “Maconha: ciência e política de drogas”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá no Auditório da Reitoria, no campus de João Pessoa.

O fórum tem abertura prevista para às 9 horas, seguida da palestra “Ciência, Direito à Saúde e Política de Drogas”, proferida pelo diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e PhD em neurociências Sidarta Ribeiro.

No período da tarde, com início às 14h, será realizada uma mesa redonda intitulada “Cannabis e Acesso à Saúde”, para debater sobre temas ligados ao Direito, às Políticas Públicas e à Saúde. Participarão o professor universitário e médico de família Gustavo Dias, o mestre em direitos humanos Lucas Oliveira e a vice-presidente da Liga Canábica, Sheila Geriz. A mediação será do coordenador de comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis, Alan Costa.

O objetivo principal do evento é levar, à comunidade, informações e orientações acerca do uso da cannabis para fins terapêuticos, abordando as consequências sociais decorrentes da política de sua proibição e promovendo a superação dos preconceitos e discriminações em relação ao uso terapêutico da planta. O fórum integra uma série de encontros programados pela Liga Canábica, associação sem fins lucrativos que reúne pacientes, responsáveis por pacientes e ativistas em prol da luta pelo acesso à cannabis/maconha para uso medicinal.

ACS | Rita Ferreira, com informações fornecidas.