A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) esteve representada no evento que aconteceu de 21 a 27 deste mês, em Lisboa (Portugal): o “6º Retiro Doutoral em Mídia-Arte Digital da Universidade Aberta”. O retiro discutiu as transformações tecnológicas, culturais, sociais e políticas imersas na mídia, sendo expressas através da arte virtual. O professor do Departamento de Comunicação do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, Carlos Cartaxo, esteve participando como convidado.
O 6⁰Retiro Doutoral em Mídia-Arte Digital foi um laboratório de ações artísticas no contexto das “novas tecnologias e os novos modos de ver e pensar arte”, como diz o programa do evento.
“Lá pude partilhar de momentos enriquecedores propiciado pelo DMAD – Doutoramento em Média-Arte Digital conjunto da Universidade Aberta e da Universidade do Algarve”, informa o professor Cartaxo.
A pós-modernidade se fez presente nas várias conferências temáticas. Professores, pesquisadores e artistas brasileiros também fizeram parte da programação, estreitando os laços científicos entre Brasil e Portugal. Os conteúdos expressaram uma nova visão estética e técnica sobre a criação em arte e a convergência entre arte e comunicação, principalmente no que concerne a reutilização conceitual de imagens, objetos e interfaces tecnológicas da comunicação.
Mais informações sobre a temática nas páginas: http://carloscartaxo.wordpress.com; http://portal.uab.pt/dcet/wp-content/uploads/sites/12/2018/04/DMAD_guiacurso_6%C2%AAed.pdf.