Evento na UFPB e UFRPE discute o direito à cidade

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vão realizar, nos dias 17 de 22 de agosto, o workshop “O direito à cidade na América Latina”. O evento é organizado pelo Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade (NPD/UFPB) e pelo Grupo de Estudo Pesquisa e Ação em Direito à Cidade (GEPADiC/UFRPE).

As atividades estão programadas para ocorrerem, no dia 17, das 8h às 12h, na sala de seminários do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) da UFRPE, situado na rua Manoel de Medeiros, 36, bairro Dois Irmãos, em Recife; e no dia 22, das 14h às 18h, na sala multimídia do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, no Campus I, em João Pessoa.

Coordenam o evento, a professora Andrea Leandra Porto Sales, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPB); o professor Fernando Joaquim Ferreira Maia, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFPB); e o professor Leonardo Cisneiros, do Departamento de Ciências Sociais (DECISO/UFRPE). A atividade conta com o apoio do Observatório das Metrópoles, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB) e da Escola Viva Olho do Tempo.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas neste link.

Mais informações pelo email: workshop.direitoacidade@gmail.com.

DIA 17 DE AGOSTO

8h00 Recepção dos participantes e entrega de materiais

8h30 Abertura do evento - Leonardo Cisneiros (Mestre em Filosofia pela UERJ, professor assistente do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE)

8h50 O plano diretor e o projeto Derrubando Muros - Izabelly Oliveira (Graduanda em ciências sociais, bolsista de extensão-Edital BEXT-2018)

9h30 Diálogo sobre o direito à cidade a partir da participação social da juventude - Priscilla Marinho (Mestranda em Consumo, cotidiano e desenvolvimento social –PGCDS/UFRPE, bacharel em Economia Doméstica pela UFRPE)

10h10 Intervalo

10h20 A transformação da natureza do espaço: direito à cidade na produção do turismo em ambientes costeiros - Áurea Siqueira (Mestranda em meio ambientePRODEMA/UFPE)

11h00 Debates

12h00 Encerramento

DIA 22 DE AGOSTO

14h00 Recepção dos participantes e entrega de materiais

14h30 Abertura do evento O papel da cidade na preservação do patrimônio e da memória no direito à cidade Bernardina Freire (Vice-Reitora da UFPB)

14h50 O Direito à cidade e o ativismo urbano: história e escalas de atuação no Brasil Andrea L. Porto Sales (Professora Adjunta do Departamento de Geociências da UFPB, Professora do PPGEO/UFPB)

15h30 Para uma metodologia da gestão urbana participativa no direito à cidade a partir da racionalidade ambiental de Enrique Leff Fernando Joaquim (Professor do PPGCJ/UFPB)

16h10 Intervalo

16h20 Direito à cidade, mobilidade urbana e qualidade de vida no Gramame a partir da formação de planejadores urbanos Adalgisa Maux Costa (Graduanda do Curso de Direito da UFPB-DCJ, bolsista de extensão-Edital PROBEX-2018)

17h00 Os conflitos socioambientais e o direito à cidade a partir da cultura no bairro do Gramame Isadora Egypto (Graduanda do Curso de Geografia da UFPB, bolsista de extensão-Edital UFPB NO MUNICÌPIO-2018)

17h40 Debates

18h00 Encerramento do evento - Penha Teixeira (Escola Viva Olho do Tempo), Orlando Villar (Pró-Reitor da PRAC/UFPB) e Belinda Pereira Cunha (Professora do PPGCJ/UFPB - por videoconferência).

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria