A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, desde ontem, 2 de agosto, o VI Workshop CT-Infra Regional 30+, que recebe representantes das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, no auditório da Fonoaudiologia, no campus-sede em João Pessoa.
O evento aborda a concessão de recursos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Fundo de Infra-Estrutura, para instituições públicas brasileiras de ensino superior e de pesquisa. A Finep é uma agência pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
No primeiro dia do workshop, técnicos da Finep, liderados pelo gestor da Área de Fomento aos Programas de Desenvolvimento Científico e Infraestrutura, Ricardo Rosa, esclareceram sobre as chamadas públicas vigentes, no âmbito do CT-Infra.
Essas chamadas foram criadas para viabilizar a modernização e a ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisas. Por meio desse fomento, é possível a criação e reforma de laboratórios e a compra de equipamentos, entre outras ações.
Os representantes das ICTs também se organizam em mesas redondas, nesta sexta, 3, para debater a situação das instituições das três Regiões com relação a convênios com a Finep e compartilhar experiências sobre a elaboração de propostas para as chamadas de Ciência e Tecnologia.
No registro fotográfico, a equipe da Finep recebe as boas-vindas, em reunião com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, e o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros, no início da noite do dia 1º.