Diálogo entre música e literatura dá o tom no II Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB

ImprimirImprimir

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) inova na segunda edição do Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e propõe um diálogo com a literatura, convidando oito personalidades ligadas às artes para interagirem com a programação musical.

 

Neste ano, o evento recebe cinco músicos convidados - dos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Brasil -, que se unirão a outros 12 músicos e à Orquestra Sinfônica da universidade (OSUFPB), para proporcionar, ao público, uma semana de apresentações de peças eruditas no novo formato.

 

O festival será realizado no período de 10 a 17 de agosto, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), localizada no campus-sede da UFPB, em João Pessoa. Os concertos têm início às 20 horas, exceto no sábado, 11 de agosto, quando começa às 17 horas. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

 

 

Programação

 

No concerto de abertura, a OSUFPB traz obras de Beethoven e Schumann, sob a regência do maestro Thiago Santos, com participação do violinista Paul Hsun-Ling Chou (EUA). No dia 11, peças de Rameau, Tedesco, Debussy e Lorenzo-Fernández comporão o recital do pianista David Witten (EUA), com intervenção do poeta Sérgio de Castro Pinto.

 

Os concertos camerísticos dos dias seguintes têm participação da escritora Valéria Rezende e da atriz Zezita Matos, sob inspiração das obras de Mozart e Beethoven executadas por músicos convidados (13 de agosto); e do escritor Marcus Alves e da atriz Cely Farias em apresentação do violinista Guillaume Tardif (Canadá), trazendo peças de Béla Bartók, August Klughardt e Breno Blauth (14 de agosto).

 

No concerto do dia 15, em homenagem aos 90 anos do compositor Edino Krieger, apresentam-se músicos da UFPB e Emerson de Biaggi (Unicamp), com a escritora e vice-reitora da UFPB, Bernardina Freire.

 

Já no dia 16, o trio Guillaume Tardif, Lena Johnson (Suécia) e Felipe Avellar de Aquino será acompanhado pelo escritor Marcílio Franca Filho em homenagem a Peter Tchaikovsky. O encerramento será com os músicos Guillaume Tardif, Paul Chou, Sandra Aquino, Emerson de Biaggi, Ulisses Silva, Felipe Avellar de Aquino, Lena Johnson e David Witten, com obras de Tchaikovsky, Mahler e Schumann, e participação do escritor Eduardo Rabenhorst.

 

O II Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM e organizado pelo professor Felipe Avellar de Aquino, com apoio da reitoria e do CCTA.

 

Mais informações estão disponíveis na página web do festival, inclusive sobre inscrições para masterclasses.

 

 

Músicos Convidados

 

Guillaume Tardif - Violino (University of Alberta - Canadá)

Paul Chou - Violino (Concertista - EUA)

Emerson de Biaggi - Viola (Unicamp)

Lena Johnson - Piano (Örebro University - Suécia)

David Witten - Piano (Montclair State University - EUA)

Thiago Santos - Regente (UFPB)

Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba

Sandra Cabral de Aquino - Violino (UFPB)

Ulisses Silva - Viola (UFPB)

Felipe Avellar de Aquino - Violoncelo (UFPB)

José Henrique Martins - Piano (UFPB)

Luciana Noda - Piano (UFPB)

Lucas Bojikian - Piano (UFPB)

Ravi Shankar Viana - Oboé (UFPB)

Heleno Feitosa Costa Filho - Fagote (UFPB)

Cisneiro Soares de Andrade - Trompa (UFPB)

José de Arimatéia Formiga Veríssimo - Clarinete (UFPB)

Renan Rezende - Flauta

 

 

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira
Compartilhar: