CCM inscreve para Mestrado Profissional em Saúde da Família

A Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (Profsaúde), do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB), publica edital de Seleção de Mestrado para 2018. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês.

O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem como objetivos: formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários.

É um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado na modalidade de ensino a distância com previsão de 9 encontros presenciais. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/MPSF são denominadas Instituições Associadas, e são responsáveis pela execução do curso.

O candidato deverá ser portador de diploma de curso superior de Medicina, devidamente registrado no Ministério da Educação, possuir registro no Conselho Regional de Medicina e Conselho Federal de Medicina (CRM/CFM) e atender a uma das seguintes situações: a) Ser docente da graduação e/ou residência em medicina; b) Ser preceptor e/ou tutor de residências médicas e/ou da graduação médica e/ou do Programa Mais Médicos; c) Ser profissional médico com atuação na atenção básica.

São oferecidas as linhas de pesquisa: Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis; Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde; Educação e saúde - tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias de formação profissional; Gestão e avaliação de serviços na Estratégia de saúde da família/atenção básica; Informação e saúde; Pesquisa Clínica - interesse da atenção básica; e Vigilância em Saúde.

O interessado em participar da seleção deve preencher o formulário de inscrição, assiná-lo e enviar pelos Correios (via SEDEX) para a secretaria da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF), CCM da UFPB, Campus de João Pessoa.

Mais informações podem ser obtidas no edital.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria