Mostra fotográfica marca comemoração dos 50 anos da BC

A exposição “História da Biblioteca Central: à luz da memória fotográfica” é o ponto alto da programação dos 50 anos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), que serão comemorados nesta quarta-feira (15), a partir das 17h, no hall da BC. O evento é aberto ao público em geral.

A programação comemorativa do jubileu da Biblioteca Central homenageia o seu fundador, o professor Afonso Pereira. Além da mostra fotográfica, que ficará em cartaz até o dia 30 deste mês, haverá lançamento de sorteio virtual e, no encerramento das festividades, uma apresentação musical.

A diretora Maria de Fátima dos Santos destacou que a Biblioteca Central, no âmbito da UFPB, cumpre papel fundamental para a expansão do conhecimento no universo do ensino, pesquisa e extensão. “Além disso, o nosso compromisso com a comunidade universitária vem se mostrando de uma forma prática, na busca constante de ações para a melhoria dos serviços disponibilizados aos seus usuários”, acrescentou.

Fundação

A primeira proposta de regulamentação da Biblioteca Central foi elaborada, em 1961, pelo bibliotecário e professor universitário Edson Nery da Fonseca, autor do projeto "Teoria da Biblioteca Central". No entanto, a implantação do órgão só foi devidamente efetivada no dia 11 de agosto de 1967, tendo como sede provisória uma sala do Instituto de Matemática (recém-transferido do centro de João Pessoa para o Campus Universitário no Castelo Branco), no prédio onde hoje funciona a Central de Aulas. O acervo contava com aproximadamente 15 mil livros adquiridos por meio de doações.

A Biblioteca Central depois foi instalada, também provisoriamente, na Biblioteca da Escola de Engenharia. Em seguida, foi transferida para o prédio da antiga Faculdade de Educação e, posteriormente, para um edifício anexo ao da reitoria.

Sede

No final de 1976, teve início o processo de estruturação e implantação da Biblioteca Central a partir da junção do acervo das treze bibliotecas setoriais. Foi nessa época que a UFPB deu um passo decisivo, estabelecendo como obras prioritárias a construção de uma sede própria, ou seja, a edificação do atual prédio, com 8.500m² de área construída, localizado no Campus de João Pessoa. Também deu-se início à contratação de bibliotecários; atualização do acervo de livros e periódicos; elaboração e aprovação do regulamento do Sistema de Bibliotecas; criação de novos serviços; e automação dos técnicos.

Em 1980, o regulamento do Sistema de Bibliotecas foi finalmente aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83) 3216-7105

E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br